O cão inusitado foi apresentado durante uma feira militar na Rússia, que vai até o dia 19
Em uma feira militar na Rússia, engenheiros apresentaram um cão robô que é capaz de carregar e lançar foguetes com precisão. Desenvolvido pela empresa Intellect Machine, o “pet” ganhou o nome de M-81.
Apesar de ter um alto potencial destrutivo, ele também serve para realizar missões de socorro, de acordo com a agência estatal RIA Novosti. Um porta-voz do grupo de desenvolvedores do novo robô revelou que ele pode viajar por áreas destruídas, levando medicamentos ou ajudando vítimas de escombros.
Se for o caso, o cão robô também pode desarmar munições. O equipamento é definido como um artefato para "patrulhamento, indicação de alvos e segurança", ainda que uma de suas principais funções seja disparar com precisão os armamentos nele colocados.
O inusitado “cãozinho” foi apresentado durante a edição desse ano do Fórum Internacional Técnico-Militar do Exército da Rússia, que vai até a próxima sexta-feira, 19, segundo o Uol. O modelo de robô não é o primeiro, os Estados Unidos também possui um equipamento semelhante em seu arsenal, como retratado pelo site Military.com.
Uma demonstração dos movimentos do cão robô foi compartilhado em um vídeo nas redes sociais da RIA Novosti. Com um artefato que simulava um míssil em suas costas, os expositores do projeto exibiram a versatilidade de seus movimentos.
O M-81 pode trotar, andar de ré, se mexer rapidamente de um lado para o outro, além de se rastejar pelo chão.
Video of the M-81 robot-dog armed with an RPG-26 at the Army 2022 defense expo. https://t.co/rUnwoCMoySpic.twitter.com/BEDjnwstN0
— Rob Lee (@RALee85) August 15, 2022