Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Cabeça de mármore representando Zeus é encontrada na Turquia

Durante escavações na antiga cidade grega de Afrodisias, arqueólogos descobriram uma cabeça de mármore representando Zeus

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 31/07/2024, às 10h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cabeça de Zeus encontrada na Turquia - Divulgação/Ministério da Cultura e Turismo da República da Turquia
Cabeça de Zeus encontrada na Turquia - Divulgação/Ministério da Cultura e Turismo da República da Turquia

Recentemente, arqueólogos descobriram, durante escavações na antiga cidade grega de Afrodisias — localizada hoje na região da Anatólia, na Turquia —, uma cabeça de mármore representando Zeus. Essa cidade, vale mencionar, era famosa por seus artesãos e escolas de escultura.

+ Templo de Zeus é encontrado em cidade antiga do Egito

Segundo o Heritage Daily, Afrodisias era uma importante cidade grega helenística da região cultural da Cária. Seu nome foi dado em homenagem à deusa grega do amor, Afrodite, onde havia um centro de culto dedicado ao Santuário de Afrodite Afrodisias.

Na antiguidade, a cidade era bastante conhecida por possuir vários artesãos e escolas de escultura famosos, inclusive exportando fachadas de edifícios e esculturas a todo o antigo mundo helenístico e romano. Na região, já foram encontradas muitas estátuas de corpo inteiro, além de peças de teste ainda inacabadas das escolas.

Porém, no início do século 7 d.C., a cidade foi destruída por um terremoto, e foi reduzida apenas a um pequeno assentamento fortificado, onde havia o antigo teatro (Odeon).

Descoberta

Conforme declaração à imprensa de Mehmet Nuri Ersoy, Ministro da Cultura e Turismo da Turquia, durante escavações próximas ao Santuário de Afrodite Afrodisias, arqueólogos encontraram uma antiga cabeça de mármore com barba que, originalmente, teria composto um console arquitetônico. As autoridades afirmam que a cabeça possivelmente representa Zeus, o deus do céu e do trovão do panteão grego.

A cabeça de mármore, que se reuniu com a luz do dia depois de séculos, exibe o esplendor de Zeus, o deus mais poderoso e importante da mitologia grega", afirmou Ersoy. "O magnífico trabalho de perfuração no cabelo e na barba pertence a uma oficina de escultura de Afrodisias de ponta. A representação sofisticada da poderosa imagem divina dá à cabeça um efeito poderoso".

Também é mencionado no comunicado que a cabeça data do século 2 ou 3 d.C., e mede 66 centímetros de altura. Ela foi feita a partir de um bloco único de mármore, originário de Afrodisias.