Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Brumadinho: Vale, Tüv Süd e 16 pessoas vão responder pelo desastre

Os réus foram denunciados por homicídio qualificado de 270 pessoas e crimes contra fauna, flora e de poluição

Eduardo Lima, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/01/2023, às 21h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rompimento de barragem em Brumadinho, MG - Pedro Vilela/Getty
Rompimento de barragem em Brumadinho, MG - Pedro Vilela/Getty

As denúncias do Ministério Público Federal contra a mineradora Vale, a empresa de consultoria Tüv Süd e 16 pessoas foram aceitas pela Justiça Federal, fazendo dos denunciados réus do processo que concerne ao rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho, no estado de Minas Gerais. As informações são do G1.

270 pessoas foram mortas com o rompimento da barragem em 25 de janeiro de 2019, e 3 ainda estão desaparecidas. As pessoas físicas envolvidas foram denunciadas por homicídio qualificado 270 vezes, crimes contra a fauna, crimes contra a flora e crimes de poluição. Já as empresas foram denunciadas somente pelos três últimos, já que só pessoas físicas podem responder por homicídio.

Trâmites legais 

O processo foi distribuído à 2ª Vara Criminal Federal de Belo Horizonte depois que a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber determinou agilidade na análise do caso por parte da Justiça Federal, visto que os crimes ambientais poderiam prescrever na quarta-feira (25), dia em que o rompimento da barragem completa 4 anos. Agora, os crimes não correm mais risco de prescrição.

O MPF descartou a possibilidade de acordo devido à gravidade do caso, que não só envolve "incontáveis danos socioeconômicos e socioambientais" como a morte de 270 pessoas.

As defesas de algumas das pessoas físicas envolvidas no processo criticaram a ação, afirmando a inocência de seus representados.