Documentarista brasileira relata como ficou Sderot, uma das primeiras atacadas pelo grupo Hamas
Gabriel Chaim, documentarista brasileiro, revelou como está hoje a cidade de Sderot, em Israel. Próxima à turbulenta Faixa de Gaza, a cidade foi uma das primeiras a ser alvo do grupo terrorista Hamas no último dia 7, após os ataques.
Em relato à GloboNews, Gabriel disse que a cidade virou 'fantasma' após os ataques. Sderot, que tinha aproximadamente 30 mil residentes, acabou evacuada. Além disso, diante de sua localização, conta com muitos bunkers.
Durante entrevista ao vivo em cidade israelense na fronteira com a Faixa de Gaza, o documentarista @gabriel_chaim precisa se abrigar correndo em bunker após foguete do Hamas ser interceptado.
— GloboNews (@GloboNews) October 17, 2023
➡ Assista ao @estudioi, com @AndreiaSadi, na #GloboNews: https://t.co/bFwcwLpLU9… pic.twitter.com/8oCgK1Y2Mc
"Não tem nenhum civil morando e todas as casas que ficam muito próximas da fronteira foram tomadas por militares do Exército de Israel", disse ele.
Um exemplo pode ser encontrado na última rua da cidade. Lá se encontra uma mansão, que agora serve de base para o exército israelense. Muitas cidades próximas à fronteira com a Faixa de Gaza encaram o mesmo cenário.
Gabriel também discutiu a importância do domo de ferro de Israel, que protege civis dos bombardeios.
"Se Israel não tivesse esse domo de ferro que protegem os civis, aqui seria um massacre. Porque mesmo Gaza sendo bombardeada várias vezes nas localidades do Hamas, eles continuam de alguma forma lançando muitos foguetes todas as horas, todos os dias, no território de Israel. Isso ninguém me falou, eu estou presenciando", explicou ele.