Mulher recebeu comenda em Belo horizonte no ano de 1989
No ano de 1989, a rainha Elizabeth IIcondecorou uma muher brasileira pela divulgação da língua inglesa e cultura britânica no Brasil. Sandra Maria Laucas, hoje com 80 anos de idade, recebeu a comenda em Belo Horizonte, onde vive até hoje.
"Trabalhou muito pelo inglês, era uma mulher muito à frente da sua época, assim como a rainha. Todo o evento do consulado ou embaixada, minha mãe era convidada, e um embaixador do Brasil mandou uma carta para a Inglaterra falando das pessoas que se destacavam aqui", declarou ao portal G1 Giuliano Laucas, um dos filhos de Sandra.
De acordo com ele, a mineira ficado bastante surpresa com a notícia na época. Segundo o entrevistado, a mãe teve a opção de escolher se iria à Inglaterra receber a condecoração das mãos da própria rainha ou se receberia a homenagem no Brasil.
"Ela preferiu receber aqui, queria dividir com todo mundo essa alegria. Se a minha mãe fosse uma cidadã britânica, ela seria considerada parte da realeza. Como é de outro país, ela recebeu o título de cidadão honorário do império britânico", revelou Giuliano.
Apesar de não ter encontrado a rainha pessoalmente, Sandra teve a oportunidade de conhecer outros membros da família real britânica.
Já no início dos anos 90, quando ocorria o lançamento da associação latino-americana de culturas inglesas na Inglaterra, a mulher conseguiu se encontrar com o príncipe Philip, marido de Elizabeth. Em outra ocasião, ela também esteve Charles, que assumiu o trono, e com o príncipe Harry, neto da monarca.
"A rainha foi uma das personalidades mais importantes do século XX. Acho que minha mãe ainda não sabe da morte dela, mas, provavelmente, vai ficar triste", declarou à fonte.