Atual presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros chamou atenção ao ser a única brasileira na lista de mulheres mais poderosas da Forbes
Na última terça-feira, 5, a revista Forbes lançou uma de suas usuais listas de pessoas influentes do ano de 2023, o que chamou atenção especialmente do Brasil por um pequeno detalhe: quando listadas as mulheres mais poderosas deste ano, há o nome de uma única brasileira — Tarciana Medeiros, atual presidente do Banco do Brasil.
Ocupando a 24ª posição na lista das mulheres mais poderosas de 2023, de todo o mundo, Tarciana assumiu a liderança do Banco do Brasil em janeiro deste ano, sendo a primeira mulher nos 214 anos da história da instituição a fazer isso. Sua categoria de listagem, por sua vez, é de "finanças."
+ Quem são as bilionárias brasileiras presentes na lista da Forbes?
Conforme descrito pela revista, Tarciana atua no Banco do Brasil desde o ano 2000, tendo supervisionado o escritório de varejo da empresa antes de chegar ao cargo de presidente. Antes de lá, ela trabalhou como professora, sendo descrita na revista também como uma "defensora apaixonada das políticas ambientais," se pronunciando em outros momentos sobre a importância de se obter mais financiamento a empresas "ambientalmente sustentáveis,", de acordo com o UOL.
Por fim, a Forbes também cita que, somente em setembro, o Banco do Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento conseguiram firmar uma parceria para investir US$ 250 milhões (mais de R$ 1,2 milhões, na cotação atual) em recursos de energia e infraestrutura sustentável.
Além de Tarciana, a lista da Forbes possui também, em primeiro lugar, a atual presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, hoje com 65 anos. Logo em sequência, estão Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, e Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos.
+ União Europeia tentará tornar a invasão feita pela Rússia 'a mais difícil possível'
Outra figura que chamou bastante atenção neste ano com seus pronunciamentos foi Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália, ocupando a quinta posição da lista. Já em sexto, está a artista pop norte-americana Taylor Swift — que foi também nomeada pela revista Time como a "personalidade do ano."