Brasileiro voltou a sofrer ataques racistas antes de duelo contra o Atlético de Madrid, que acontece nesta quinta-feira, 26
Nesta quinta-feira, 26, Real Madrid e Atlético de Madrid duelam pelas quartas de final da Copa do Rei da Espanha. A clássica rivalidade, porém, ganhou mais um episódio a se lamentar fora das quatro linhas.
Segundo repercutido pelo G1, um boneco vestido como o jogador brasileiro Vinícius Júnior foi pendurado pelo pescoço, como se estivesse sendo enforcado, em uma ponte na capital espanhola.
Acima do boneco, além disso, havia uma faixa com os dizeres: “Madrid odeia o Real”, frase essa usada pela torcida organizada do clube. O Atlético publicou uma nota condenando o ato de racismo. A LaLiga também se manifestou em repúdio a ação:
Condenamos enérgicamente los actos de odio contra @vinijr. La intolerancia y la violencia no caben en el fútbol. Como en ocasiones anteriores, #LaLiga instará la investigación de los hechos en busca de la condena de los responsables, solicitando las sanciones penales más severas.
— LaLiga Corporativo (@LaLigaCorp) January 26, 2023
Esta, porém, não é a primeira vez que o brasileiro Vinícius Júnior é alvo de insultos racistas na Espanha. Em setembro do ano passado, um programa de televisão propagou falas preconceituosas contra o ponta do Real Madrid.
Tem que respeitar o adversário. E quando você marca um gol em seu adversário, se quiser sambar, vá para o Sambódromo, no Brasil. Aqui, o que você tem que fazer é respeitar seus companheiros de profissão e deixar de brincar de macaco. Tem que respeitar", disse o apresentador Pedro Bravo.
A declaração foi dada durante o tradicional programa esportivo ‘El Chiringuito’, quando jornalistas debatiam se o fato de Vini comemorar seus gols dançando era uma forma provocar os rivais.
Na ocasião, o Real Madrid se preparava para um partida também diante do Atlético de Madrid. O jogo foi realizado no Estádio Wanda Metropolitano, onde o brasileiro foi xingado de macaco pelos torcedores colchoneros.
Após o ocorrido, Vinícius Júnior se manifestou em suas redes sociais. “Fui vítima de xenofobia e racismo numa só declaração, mas nada disso começou ontem".
Ver essa foto no Instagram