O presidente Jair Bolsonaro publicou o manifesto em resposta à carta pela democracia da USP
Em resposta à "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito", o presidente Jair Bolsonaro resolveu escrever seu próprio manifesto em favor da democracia com apenas 27 palavras, publicado em seu twitter nesta quinta-feira, 28.
O presidente já havia criticado o manifesto outras vezes. Como informa a Folha de S.Paulo, ele já afirmou que para dizer que defende a democracia não precisava de "cartinha", mas não citou a iniciativa diretamente.
Dessa vez, em uma publicação no twitter, ele se utilizou de uma carta um tanto quato direta para expressar o quão favorável é à democracia,
Carta de manifesto em favor da democracia. Por meio desta, manifesto que sou a favor da democracia. Assinado: Jair Messias Bolsonaro, presidente da República Federativa do Brasil"
O presidente também disse que a carta estaria relacionada aos interesses de banqueiros que não concordam com a criação do pix.
A "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito" possui mais de 300 mil assinaturas e milhares de adesões. O texto será lido no dia 11 de agosto na Faculdade de Direito da USP e foi aberto ao público na terça-feira, 26.
O manifesto suprapartidário, não menciona o nome de Bolsonaro, mas é considerado uma resposta às ameaças golpistas do presidente, além de defender os tribunais superiores, as eleições e a democracia.
A Carta é uma homenagem aos 45 anos da "Carta aos Brasileiros", lançada durante a ditadura militar. Ex-ministros do Supremo Tribunal Federal, como Nelson Jobim, Joaquim Barbosa e Celso de Mello, e banqueiros, como Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles aderiram à carta.