Em junho do ano passado, ex-presidente passeava de moto aquática quando se aproximou de uma baleia jubarte no litoral norte de São Paulo
Em junho de 2023, o ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro realizou um passeio de moto aquática em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Em um vídeo publicado em suas próprias redes sociais, Bolsonaro aparece a cerca de 15 metros de uma baleia jubarte.
+ Endereço de Bolsonaro é alterado para Condomínio 'Rei do Gado' no Google Maps
No último dia 1º de abril, o IBAMA aplicou uma multa contra o ex-mandatário por importunação do animal. A decisão foi emitida apenas três dias depois da Polícia Federal concluir o inquérito sobre o caso — embora não tenha pedido o indiciamento de Bolsonaro.
Conforme repercutido pela CNN Brasil, o auto da infração aponta que Jair Bolsonaro molestou “de forma intencional espécime de cetáceo em águas jurisdicionais brasileiras”. Por conta disso, ele foi multado em R$ 2.500.
Desta forma, o ex-presidente terá 20 dias para apresentar sua defesa para tentar escapar da infração “ou aderir a uma das soluções legais possíveis para o encerramento do processo”.
Em resposta, Bolsonaro usou suas redes sociais para falar sobre a multa, a qual considerou uma “perseguição sem fim”. Segundo a CNN Brasil, o ex-presidente deverá apresentar na sua defesa o relatório da Polícia Federal sem o seu indiciamento. Mas caso o IBAMA rejeite o recurso, ele poderá pagar a multa para extinguir o processo.
- A PF concluiu que eu não molestei a baleia, mas o IBAMA me dá 20 dias para se defender, com um boleto de R$ 2.500,00 de multa.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 8, 2024
-PERSEGUIÇÃO SEM FIM.
-Jair Bolsonaro pic.twitter.com/fFAfYPHs7c