O chefe de estado de Portugal se encontraria com o petista no domingo, 3, e o presidente brasileiro no dia seguinte
Em entrevista à emissora de notícias por assinatura CNN Brasil, o presidente Jair Bolsonaro(PL) confirmou que cancelou o almoço e cronograma de compromissos relacionados ao encontro com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, após ficar ciente de que ele também de encontraria com Luiz Inácio Lula da Silva(PT), seu principal rival político.
Na entrevista ao veículo televisivo, o chefe de estado foi breve e justificou a situação: “Resolvi cancelar o almoço que ele teria comigo, bem como toda a programação. [...] Ele teria uma reunião com o Lula'.
A tal reunião com o petista estava prevista para acontecer em São Paulo, no próximo domingo, 3. Já o encontro com Bolsonaro só ocorreria no dia seguinte, 4, em Brasília. Ambos são os dois candidatos mais bem posicionados em pesquisas para as eleições presidenciais deste ano.
Com o cancelamento, o líder português sequer deverá viajar para o Distrito Federal, causando estranheza entre os diplomatas que participam dos atos entre os países, como informou a própria CNN Brasil.
Rebelo de Souza não comentou a razão do cancelamento, mas acrescentou que o ato não altera em nada as relações entre Portugal e Brasil, acrescentando que o brasileiro teve "a gentileza de confirmar por escrito", com antecedência. O compromisso em São Paulo ocorrerá normalmente.