A medida anterior havia sido tomada por Donald Trump, que seguia regras rígidas contra iniciativas migratórias
De acordo com informações da agência de notícias AFP, publicadas pelo portal UOL, na noite da última quarta-feira, 20, autoridades do México comemoraram a atitude do presidente Joe Biden, que ao tomar posse já reverteu medidas do governo anterior.
Na ocasião, o democrata ordenou a suspenção das obras que construíam um muro na fronteira dos EUA com o México. O chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, celebrou a atitude de Biden em seu Twitter:
"O México saúda o fim da construção do muro, a iniciativa migratória a favor do DACA e um caminho rumo à dupla cidadania [...] Como escreveu o presidente López Obrador há alguns anos, ao agora presidenteJoe Biden, as pontes abrem caminho para a cooperação e o entendimento".
Ao assinar o decreto, além de suspender a construção do muro, o presidente norte-americano também se comprometeu a apresentar para o Congresso um projeto que visa a naturalização de cerca de 700 mil jovens, que chegaram aos Estados Unidos durante a infância de maneira irregular. Durante o governo anterior, Donald Trump, seguia medidas duras contra imigrantes nos Estados Unidos.
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, desejou sucesso a Joe Biden e afirmou que os países terão uma boa relação. Contudo, especialistas acreditam que possa existir conflitos entre eles na área trabalhista, energética, agrícola e também ambiental.
Sobre Joe Biden
No dia 7 de novembro de 2020, a projeção da agência Associated Press confirmou que o candidato democrata Joe Biden conseguiu atingir 274 delegados — 4 a mais do que o necessário —, sendo eleito o 46º presidente dos Estados Unidos. O presidenciável disputava a vaga contra o republicano Donald Trump, que buscava a reeleição.
O anúncio da vitória ocorreu após o término da apuração no estado da Pensilvânia. Biden também venceu na contagem de votos totais, com mais de 4 milhões de votos. Veículos como a CNN, The New York Times e NBC também apontaram a vitória do democrata.
Joe Biden não apenas será responsável por tirar o título do ex-apresentador de ‘O Aprendiz’, como também baterá um recorde do antecessor: é o mais velho a assumir o cargo de presidente dos Estados Unidos. Trump já havia declarado vitória no dia 4 de novembro de 2020, antes mesmo do encerramento da apuração.
Formado em história, ciência política e direito, Biden atuou por algum tempo como advogado antes ir para a área da política. Ele foi um senador bem-sucedido, certa vez tendo até seis mandatos consecutivos.
As duas últimas vezes que tentou concorrer a presidência, não teve sucesso. Foi nessa segunda tentativa, inclusive, que ele se aproximou de Barack Obama, e os dois políticos acabaram formando a chapa que venceu as eleições de 2008 nos Estados Unidos. Biden foi o vice de Obama durante seus dois mandatos.