A declaração foi dada na última segunda-feira, 28
O presidente americano eleito Joe Biden, que tomará posse no dia 20 de janeiro, disse nesta segunda-feira, 28, que a assessoria de Donald Trump estaria atrapalhando a transição de governo.
Segundo ele, muitas agências de segurança do país foram "esvaziadas" no governo do republicano e que a falta de informação - que deveria ser providenciada à sua equipe pelo governo que está de saída - é um ato "irresponsável".
"Nós encontramos alguns bloqueios da liderança política no Departamento de Defesa e no Gabinete de Administração e Orçamento", disse Biden após uma reunião com sua equipe de política externa.
"Agora nós não estamos conseguindo toda a informação que precisamos do atual governo em importantes áreas de segurança nacional. Não é nada menos do que irresponsabilidade, na minha opinião", acrescentou o democrata.
A equipe de Biden a começou a se reunir com autoridades do governo no final do mês de novembro para coordenar a transição de poder, mas a equipe do presidente eleito disse ter encontrado resistência a pedidos de informação de algumas das autoridades do Pentágono. O que ocorre é que Trump ainda se recusa a admitir a derrota na eleição, ocorrida no começo de novembro.
Sobre o Joe Biden
No dia 7 de novembro, a projeção da agência Associated Press confirmou que o candidato democrata Joe Biden conseguiu atingir 274 delegados — 4 a mais do que o necessário —, sendo eleito o 46º presidente dos Estados Unidos. O presidenciável disputava a vaga contra o republicano Donald Trump, que buscava a reeleição.
O anúncio da vitória ocorreu após o término da apuração no estado da Pensilvânia. Biden também venceu na contagem de votos totais, com mais de 4 milhões de votos. Veículos como a CNN, The New York Times e NBC também apontaram a vitória do democrata.
Joe Biden não apenas será responsável por tirar o título do ex-apresentador de ‘O Aprendiz’, como também baterá um recorde do antecessor: Será o mais velho a assumir o cargo de presidente dos Estados Unidos. Trump já havia declarado vitória no dia 4 de novembro, antes mesmo do encerramento da apuração.
Formado em história, ciência política e direito, Biden atuou por algum tempo como advogado antes ir para a área da política. Ele foi um senador bem-sucedido, certa vez tendo até seis mandatos consecutivos.
As duas últimas vezes que tentou concorrer à presidência, não teve sucesso. Foi nessa segunda tentativa, inclusive, que ele se aproximou de Barack Obama, e os dois políticos acabaram formando a chapa que venceu as eleições de 2008 nos Estados Unidos. Biden foi o vice de Obama durante seus dois mandatos.