Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / "Bahia, ensaio sutil”

"Bahia, ensaio sutil”, inspirado pelo legado de Pierre Verger, debruça o olhar para as paisagens

Calendário ganha lançamento em 19 de outubro na Livraria da Travessa do Iguatemi Shopping em São Paulo

Redação Publicado em 16/10/2023, às 11h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um dos registros do calendário - Ed Beltrão
Um dos registros do calendário - Ed Beltrão

“Os calendários são uma ficção temporal que os homens criaram, acredita-se que em 2.700 a.C., na Mesopotâmia, para poder demarcar ciclos, registrar o tempo da lavoura, criar rituais em datas fixas. No mundo em modo analógico as ‘folhinhas’ estavam sempre nas paredes das casas para nos avisar da soma dos dias. Famosos foram os calendários da Pirelli, sofisticados e que, a cada edição, traziam ensaios delirantes de fotógrafos de moda. Nos dias atuais, vítima do próprio tempo que eles sinalizam, estão démodés! O tempo escoa em telas infernais das quais nos tornamos app. Mas eis que o veterano e jovem fotógrafo Ed Beltrão - um norte-americano abaianado e já brasileiríssimo - resolve lançar um calendário com imagens do seu acervo sobre a Bahia. Logo a Bahia de Todos os Santos, que sempre nos resgata da velocidade desenfreada para nos dar o dom da contemplação, do tempo sem tempo. O céu e as águas capturam o olhar de Ed. Ed, em suas novas e bem-vindas experimentações, espicha o tempo em longas exposições, compondo imagens que traem o olhar veloz. Um calendário com a Bahia como tema pode nos dar a dimensão do infinito!”

As palavras de Éder Chiodetto definem bem o olhar “demorado” do fotógrafo na produção do calendário Bahia, ensaio sutil.

Inspirado pelo icônico calendário de Pierre Verger, presente no museu que leva o nome do celebrado fotógrafo, Bahia, ensaio sutil busca transmitir a profundidade cultural da região.

As imagens selecionadas trazem à vida a beleza e a autenticidade da Bahia, revelando nuances sutis que muitas vezes passam despercebidas, capturadas através das dezenas de viagens de Ed à Bahia, terra de sua musa inspiradora, Bel Madureira de Pinho, e residência do imaginário fantástico de milhões de pessoas no Brasil e no mundo.

“Essas minhas imagens resultaram de breves, porém, profundos mergulhos na magia da alma brasileira e baiana. Fui atraído pelo vigor da natureza, das cores e das belezas que cativam olhos e corações daqueles que se lançam no desafio de eternizar átimos destas paisagens”, nos conta Ed Beltrão.

Com o objetivo de oferecer uma experiência visual, o calendário será impresso em papel fotográfico de alta qualidade, permitindo que as fotografias sejam emolduradas como obras de arte. A impressão está a cargo da gráfica Ipsis. O projeto conta com a edição e texto de Éder Chiodetto, que traz sua expertise para realçar a narrativa por trás de cada imagem.

A produção será limitada a apenas 350 exemplares. Os interessados terão a oportunidade de adquirir seus calendários durante a vernissage, um evento especial que ocorrerá na Livraria da Travessa do Shopping Iguatemi, no dia 19 de outubro, a partir das 19h. O patrocínio da Spinelli Advogados contribui para tornar este projeto inovador uma realidade.

Sobre o autor

Ed Beltrão nasceu em 1952, Washington DC, Estados Unidos. Com produção essencialmente autoral, mostra através de paisagens e cenas urbanas um olhar direcionado aos recortes, contrastes e detalhes. Realizou cursos e workshops nos anos 1960 com profissionais da revista americana Life em sua cidade natal. Entre 1969 e 1970, supervisionou a área de fotografia do Yearbook - Saga da Walt Whitman High School. Em São Paulo, cursou a escola Enfoco de Claude Kubrusly, onde foi aluno dos consagrados fotógrafos Maureen Bisilliat e Cristiano Mascaro, entre outros. Expôs na Feira Cavalete (DOC Galeria, 2018), no Clube Athlético Paulistano (2017) e participou de vários concursos em que foi premiado por imagens tanto em preto e branco quanto em cores nos anos 2016, 2017, 2018, 2019, 2022 e 2023.  Em 2020, recebeu uma menção honrosa no VIII Salão Internacional de Ribeirão Preto. Vive e trabalha em São Paulo.