A União Soviética teria enterrado as aeronaves para evitar pagar por elas; entenda!
Em uma área de vegetação da Ucrânia, equipes utilizando detectores de metais descobriram no início deste ano oito caças britânicos que remontam à Segunda Guerra Mundial, segundo revelou um comunicado recente do Museu de Aviação Estatal Oleg Antonov.
Os equipamentos bélicos teriam sido enterrados propositalmente pela União Soviética, conforme especulado pelos especialistas. Isso, pois as aeronaves foram emprestadas ao exército soviético pelos Estados Unidos através de um programa de auxílio militar internacional chamado "Lend-Lease" — o enterro, neste contexto, serviria para evitar o pagamento.
É muito raro encontrar esta aeronave na Ucrânia. É muito importante para a nossa história da aviação porque nenhuma aeronave Lend-Lease foi encontrada aqui antes", comentou Oleks Shtan, um ex-piloto da Segunda Guerra que liderou a escavação dos caças, conforme informado pelo Live Science.
A identificação dos destroços de quase 80 anos de idade, vale mencionar, ocorreu após uma bomba ser lançada pelas tropas russas na região arborizada. A equipe com detectores de metais foi enviada ao local com o objetivo de encontrar e desarmar o explosivo — e, no processo, acabou topando com este achado historicamente valioso.
Através do Lend-Lease, os Estados Unidos financiaram os exércitos dos Aliados, que eram formados por França, Inglaterra, os próprios EUA, e, mais tarde, também a URSS.
Os caças britânicos encontrados em território ucraniano, em particular, eram chamados de "Hawker Hurricanes", tendo sido um modelo de avião de guerra muito presente durante este conflito.
Em 1941, o governo norte-americano comprou do Reino Unido cerca de 3 mil dessas aeronaves para enviá-las à União Soviética. O acordo entre os dois países era que, após o fim da Segunda Guerra, as autoridades russas pagariam por todos os aviões que não foram danificados durante a luta contra os nazistas. Foi essa a situação, portanto, que teria levado esses caças a serem escondidos.