Incidente, que deixou trabalhadores presos na neve, se deu durante a construção de uma estrada na região de Chamoli, no estado de Uttarakhand
Ao menos 57 pessoas ficaram presas após uma avalanche atingir uma geleira no Himalaia indiano, próximo à fronteira com o Tibete, na manhã de hoje. Até o momento, 16 trabalhadores foram resgatados.
O incidente ocorreu durante a construção de uma estrada na região de Chamoli, no estado de Uttarakhand, no norte da Índia. A avalanche atingiu a área, que fica a menos de 5 km do templo hindu de Badrinath, um dos mais populares no país.
De acordo com o governador de Uttarakhand, Pushkar Singh Dhami, equipes do Exército indiano, da Força Estadual de Resposta a Desastres e da Polícia da Fronteira Indo-Tibetana estão mobilizadas nos esforços de resgate. Entretanto, as condições climáticas adversas, incluindo chuva intensa e neve, têm dificultado o acesso ao local, destacou o portal UOL.
Dos 16 trabalhadores resgatados, dez estão em estado grave e foram encaminhados para um acampamento do Exército nas proximidades da vila de Mana. Até o momento, não há registro de mortes, mas as autoridades alertam que o número de vítimas pode aumentar conforme os resgates prosseguem.
A intensa nevasca e as pequenas avalanches na região têm dificultado o uso de helicópteros e o deslocamento das equipes de resgate. Diante das condições adversas, o Departamento Meteorológico da Índia emitiu alertas para chuvas fortes e neve em diversos estados do norte do país, incluindo Uttarakhand, Himachal Pradesh, Jammu e Caxemira.