Data para início das obras foi anunciada pelas autoridades do país
O governo austríaco anunciou nesta segunda-feira, 21, que a residência onde nasceu Adolf Hitler — situada no centro de Braunau-am-Inn, perto da fronteira com a Alemanha — deverá passar por uma renovação arquitetônica a fim de abrigar um posto policial. As obras serão iniciadas no dia 2 de outubro.
Após a renovação arquitetônica do edifício carregado de um forte passado, serão instaladas no local uma delegacia e um centro de formação para agentes de direitos humanos", afirmaram as autoridades em um comunicado recente.
Segundo informações da agência de notícias AFP, a decisão de não transformar o espaço em um memorial foi tomada a fim de evitar que o local onde Hitler nasceu em 20 de abril de 1889 — e também onde passou seus primeiros anos de vida — se torne um ímã para o neonazismo.
Segundo uma comissão de especialistas instituída em 2016 pelo governo, a meta é "combater de maneira duradoura o culto que há por ele nos meios extremistas".
Vale ressaltar que o governo austríaco travou uma batalha judicial prolongada para obter a propriedade da casa em questão. Com 800 metros quadrados, a edificação será expandida verticalmente e terá um novo piso.
O projeto enfrentou atrasos e o custo das obras agora está estimado em 20 milhões de euros (aproximadamente R$ 108 milhões), financiados pelo Estado, em contraste com os cinco milhões (cerca de R$ 27 milhões) inicialmente orçados.
De acordo com o ministério, os novos ocupantes da construção deverão ocupar o espaço a partir de 2026.