Apresentador do Late Show brincou com a semelhança entre a tentativa de golpe no Brasil e a ocorrida nos EUA em 6 de janeiro de 2021
Stephen Colbert, o apresentador do conhecido programa de televisão norte-americano Late Show, comparou os atos golpistas em Brasília à invasão do Capitólio, ocorrida há dois anos, nos EUA. Na ocasião, o ex-presidente Donald Trump incentivou seus apoiadores a invadirem o Congresso, a fim de impedir que Joe Biden tomasse posse da presidência.
No último domingo, 8, apoiadores de Jair Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos 3 Poderes na capital do país alegando que houve fraude nas eleições e pressionando pela saída do presidente Lula (PT).
"Bolsonaro alega que perdeu por fraude nas eleições. Isso soa familiar e isso também: ontem, apoiadores de Bolsonaro invadiram o Congresso e o Palácio do Planalto. Não, eu não posso assistir esse filme de novo", afirmou o apresentador Stephen Colbert.
"Assim como o nosso 6 de janeiro, os manifestantes invadiram os corredores, atacaram os policiais e quebraram as janelas. Espere um segundo, eles já estão dentro [do prédio], porque estão atacando as janelas?", brincou o estadunidente.
"Os manifestantes foram eventualmente dispersos, mas foi um dia sombrio para a democracia brasileira", continuou Colbert, que apontou: "Similaridades não acabam por aí. Vídeos mostrar um manifestante defecando numa sala do STF. Ah não, agora vamos ter que limpar".
Brazil's January 8th is looking a lot like America’s January 6th...🫢 #Colbertpic.twitter.com/RWX41UA23V
— The Late Show (@colbertlateshow) January 10, 2023