Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

Astronauta 'preso' no espaço pede ajuda após ouvir barulho misterioso da Starliner

Astronauta da NASA, Butch Wilmore notou ruídos estranhos vindos de um alto-falante dentro da espaçonave Starliner, da Boeing

Luiza Lopes, sob supervisão de Éric Moreira Publicado em 02/09/2024, às 14h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Butch Wilmore e a nave Starliner - Divulgação/NASA
Butch Wilmore e a nave Starliner - Divulgação/NASA

No último sábado, 31, o astronauta da NASAButch Wilmore, atualmente a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), notou ruídos estranhos vindo de um alto-falante dentro da espaçonave Starliner, que enfrenta problemas desde seu lançamento.

Segundo o The Guardian, intrigado pelo som, Wilmore pediu auxílio ao Controle da Missão no Centro Espacial Johnson, em Houston. A gravação da conversa e do ruído foi compartilhada pelo meteorologista Rob Dale.

"Tenho uma pergunta sobre a Starliner. Há um ruído estranho vindo do alto-falante... Não sei o que está causando isso", disse via rádio. O jornal repercute que o astronautra não tinha certeza se o som era resultado de alguma anomalia na conexão entre a estação e a espaçonave ou se tinha outra origem.

Os controladores de voo em Houston se conectaram para ouvir o áudio dentro da Starliner, que está acoplada à Estação Espacial há quase três meses. Wilmore colocou seu microfone próximo ao alto-falante, capturando um som descrito como "pulsante, quase como um sonar", afirma o The Guardian.

"Vou fazer mais uma vez, e deixarei vocês coçarem a cabeça para tentar descobrir o que está acontecendo. Certo, agora é com vocês. Chamem-nos se descobrirem o que é”, concluiu o astronauta. 

Falhas na Starliner

Em 26 de junho, a NASA afirmou que os astronautas Butch Wilmore e Suni Williamsteriam que adiar sua partida da ISS devido a problemas técnicos da nave Starliner, da Boeing.

A maior preocupação foi a falha de múltiplos propulsores do sistema de controle de reação, essenciais para direcionar a nave durante sua partida da estação espacial e prepará-la para a reentrada na atmosfera da Terra.

A agência decidiu que, por segurança, os astronautas voltarão em fevereiro de 2025, a bordo da missão Crew-9 da SpaceX. Já a Starliner retornará sem tripulação devido aos riscos identificados.