Com mais de 800 anos, a árvore de ginkgo de Bangye-ri, na Coreia do Sul, entrou no seu período mais bonito, quando suas folhas ficam douradas
Com mais de 800 anos, a árvore de ginkgo na vila de Bangye-ri, Wonju, na Coreia do Sul, entrou no seu período mais bonito, quando suas folhas ficam douradas, criando um espetáculo natural que atrai milhares de turistas.
De acordo com o Visit Korea, o site da Organização de Turismo da Coreia (KTO), a árvore tem 33 metros de altura e uma copa de 37,5 metros, sendo considerada uma das mais impressionantes do país e um monumento nacional desde 31 de janeiro de 1965.
O Ginkgo biloba, espécie da árvore, é uma das mais antigas do mundo, conhecida por sua resistência e por ser amplamente cultivada na Coreia, Japão e China. Durante a pandemia de Covid-19, a árvore se tornou ainda mais popular, atraindo famílias em busca de atrações ao ar livre.
Segundo o Korea JoonAng Daily, a cada ano cerca de 4.000 visitantes visitam a árvore diariamente, mesmo sem infraestrutura na área.
Durante o outono, suas folhas douradas cobrem uma grande área ao redor, criando uma paisagem de conto de fadas. Isso ocorre devido ao processo natural de senescência, em que a planta se prepara para o inverno. Durante as estações mais quentes, as folhas realizam fotossíntese, um processo que transforma a luz solar em energia.
À medida que as temperaturas caem e os dias ficam mais curtos, as células das folhas começam a produzir menos clorofila, o pigmento verde responsável pela fotossíntese. Com a redução da clorofila, outros pigmentos presentes nas folhas, como os carotenoides, que são amarelos e dourados, se tornam mais visíveis.
A árvore também é cercada de lendas. Uma delas afirma que a árvore foi plantada por um membro da família Seongju Lee, que, ao parar na região para beber água, deixou seu cajado cravado no solo. Com o tempo, o bastão deu origem à árvore ginkgo que vemos hoje.
Outra versão da lenda conta que uma cobra branca habitava a árvore, o que teria contribuído para seu crescimento vigoroso. "Os fazendeiros locais acreditam que haverá uma boa colheita se a árvore inteira ficar amarela no outono", diz o Visit Korea.