Um casal de turistas procurou ajuda médica ao consumir fruto venenoso na Colômbia
O Departamento Administrativo de Saúde do Distrito de Cartagena (Dadis), na Colômbia, emitiu um alerta na última segunda-feira, 4, depois que um casal de turistas originário da Espanha apresentou sinais de envenenamento por consumo do fruto de uma planta conhecida como "árvore da morte".
Essa planta, cientificamente chamada de Hipomane mancinella, produz frutos que se assemelham muito às maçãs, tanto em sabor quanto em aparência, mas são extremamente tóxicos para os seres humanos, conforme informado pelo Dadis em uma postagem no Instagram.
De acordo com a revista Galileu, o alerta foi emitido após o casal de estrangeiros procurar o serviço de urgência da clínica Blas de Lezo, relatando ter consumido essa fruta venenosa.
A publicação incluiu um vídeo com orientações fornecidas pelo Dr. Álvaro Cruz, diretor do Centro de Emergência e Reação de Emergência (CRUE) da cidade, que explicou que o consumo dos frutos da H. mancinella pode causar uma sensação de queimação na boca, garganta e região epigástrica, seguida de obstrução das vias respiratórias e dificuldade para respirar.
Embora os turistas tenham sido liberados após o tratamento e estejam se recuperando do envenenamento, o médico enfatizou a importância de evitar o consumo dessa fruta, pois a ingestão em grande quantidade pode ser fatal.
Cuidados con este fruto, lo podría llevar a la muerte... Se parece a la manzana, sabe a manzana, pero no es manzana... Manzanillo de la muerte... Se consigue en el barrio Los Corales y Manzanillo del Mar en #Cartagenapic.twitter.com/ewb4SzJsbE
— Juan Carlos Ceron (@ceroncar) September 5, 2023
De acordo com um artigo da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, a H. mancinella é uma árvore venenosa que é nativa do sul da Flórida, das Keys, de muitas ilhas do Caribe, do México e da América Central. Normalmente, ela cresce ao longo da costa e em pântanos salobros, especialmente entre os manguezais.
Apesar de sua aparência atraente, com frutos verdes que amadurecem para um amarelo-esverdeado, e um sabor inicial agradável, os sintomas tóxicos surgem após algum tempo, incluindo uma sensação de queimação no estômago.
Vale destacar que não apenas os frutos são venenosos, mas todas as partes da planta são perigosas, sendo que a seiva da H. mancinella, espessa e leitosa, causa bolhas semelhantes a queimaduras na pele. Além disso, a fumaça proveniente da queima da madeira do tronco irrita os olhos.