Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arqueólogos podem ter encontrado ossos de bispo que ajudou a criar 'Caminho de Santiago'

Ossos encontrados em 1955 foram submetidos a novas análises, que indicaram a possibilidade de que pertençam a bispo medieval

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 14/08/2024, às 15h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ossos encontrados sob catedral - Divugação/Revista Antiquity
Ossos encontrados sob catedral - Divugação/Revista Antiquity

Ossos humanos encontrados em 1955 foram submetidos a novas análises — incluindo datação por carbono, análise de isótopos estáveis e testes de DNA — as quais indicaram a "possibilidade" de que eles pertençam ao bispo Teodomiro, conforme um artigo publicado na revista Antiquity na terça-feira,13.

De acordo com o portal O Globo, os restos foram descobertos em um túmulo no noroeste da Espanha e, de acordo com o estudo recente, podem ser de um bispo do século 9 que possivelmente ajudou a estabelecer o Caminho de Santiago, uma das mais importantes peregrinações cristãs.

Encontrada pelo arqueólogo espanhol Manuel Chamoso Lamas sob a Catedral de Santiago de Compostela, a lápide leva o nome de Teodomiro.

Revelação divina

Segundo a tradição, Teodomiro teria descoberto a tumba do apóstolo Santiago entre 820 e 830 d.C., após uma revelação divina em Santiago de Compostela, na Galícia. Isso levou o rei Alfonso II das Astúrias a estabelecer o "Caminho Primitivo", o percurso original dos peregrinos do Caminho de Santiago.

Patxi Perez-Ramallo, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia e líder do estudo mais recente, afirmou ao jornal El País que há 98% de probabilidade dos restos mortais serem de fato de Teodomiro.