Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arqueólogos encontram complexo de templos em Selinunte, na Sicília

Complexo de templos foi encontrado ao lado do Templo C, que foi construído em estilo dórico em meados do século 6 a.C.

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 10/08/2024, às 12h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Local onde foi encontrado o complexo de templos - Divulgação/Parque Arqueológico de Selinunte
Local onde foi encontrado o complexo de templos - Divulgação/Parque Arqueológico de Selinunte

Um pequeno complexo de templos foi encontrado por arqueólogos em local próximo ao Templo C em Selinunte, na Sicília.

Selinunte era um importante centro urbano na Magna Grécia, região de língua grega do sul da Itália e, em seu auge, abrigava 30.000 habitantes e ocupava uma área de 670 acres. Voltada para o mar, a região sul da cidade funcionava como um centro religioso, contando com vários templos e a Acrópole.

Segundo o portal Heritage Daily, o Templo C, localizado neste quadrante, foi construído em estilo dórico em meados do século 6 a.C. Escavações anteriores revelaram centenas de selos antigos, sugerindo que o templo, dedicado a Apolo, também funcionava como um arquivo.

Recentemente, o Instituto de Belas Artes da NYU e a Universidade de Milão conduziram novas escavações na parede de períbolos da Acrópole para mapear o perímetro do centro religioso. Eles descobriram uma grande entrada monumental a noroeste da Acrópole, além de uma sala com uma parede circular que continha várias moedas e joias de ouro.

Os arqueólogos informaram, por meio de comunicado à imprensa, a descoberta de um pequeno complexo de templos logo atrás do Templo C. Eles destacaram que estrutura retangular da área difere do design típico com colunatas encontrado em outros templos e santuários religiosos da época.

Cerimônias

As escavações também revelaram novos detalhes sobre as cerimônias relacionadas à construção do Templo R. Evidências sugerem que as estruturas ao redor foram demolidas como parte de um ritual de "purificação". Além disso, foi encontrada uma torre de lança de ferro com a ponta e a lâmina removidas, supostamente um ato simbólico destinado a "desfuncionalizar" a arma.