Após concorrentes deixarem a competição, o brasileiro Wilton Pereira Sampaio pode apitar a final do Mundial
A final da Copa do Mundo, que acontece no próximo domingo, 18, levantou questionamentos a respeito de quem será o “dono” do apito para a grande decisão. O brasileiro Wilton Pereira Sampaio tem chance de conquistar essa vaga, após a saída de seus concorrentes nesta segunda-feira, 12, e de suas avaliações positivas pela FIFA.
De acordo com o jornal inglês "The Times", Wilton, que apitou o jogo entre França x Inglaterra pelas quartas de final, segue entre os principais candidatos para apitar a final da Copa do Mundo.
Ainda segundo o jornal, a FIFA dispensou os árbitros Michael Oliver, que recentemente foi alvo de polêmicas após comandar a partida entre Brasil x Croácia, e Matheu Lahoz, que foi criticado pelo camisa 10 argentino Lionel Messi depois da partida entre Argentina x Holanda.
Segundo informações do portal UOL, a última vez que um árbitro brasileiro apitou uma final de Copa do Mundo foi em 1986, quando Romualdo Arppi Filho comandou o jogo entre Argentina e Alemanha.
Wilton Pereira Sampaio apitou quatro jogos no torneio, sendo Senegal x Holanda, Polônia x Arábia Saudita, Holanda x Estados Unidos e França x Inglaterra. Na sua última atuação, ele foi muito criticado pelos jogadores e torcedores ingleses pela sua postura controversa durante a partida.
A trajetória do árbitro goiano também é muito parecida com a do argentino Nestor Pitana, que foi o responsável pela final da Copa 2018 entre Croácia x França.