Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Marte

Aranhas em Marte: Entenda o fenômeno registrado no Planeta Vermelho

Imagem divulgada pela sonda ExoMars Trace Gas Orbiter, da Agência Espacial Europeia (ESA), mostra formação semelhantes a aracnídeos; entenda!

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 27/04/2024, às 10h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registro do que parece aranhas em Marte - ExoMars TGO/ESA
Registro do que parece aranhas em Marte - ExoMars TGO/ESA

Recentemente, a sonda ExoMars Trace Gas Orbiter, da Agência Espacial Europeia (ESA), divulgou imagens de um fenômeno ocorrido em Marte que se assemelha a uma ninhada de aranhas. 

As formações peculiares, na superfície do planeta vermelho, em uma região do polo sul chamada de Cidade Inca, possuem formas semelhantes aracnídeos, mas, na verdade, são resultados do gelo que sofre com a mudança do inverno para a primavera marciana, o que resulta na liberação de gás carbônico — causando a formação de canais que podem atingir entre 45 metros e um quilômetro de diâmetro. 

Essas pequenas rachaduras se formam quando a luz do sol primaveril recai sobre a cobertura de dióxido de carbono depositada durante os meses escuros de inverno", explicou a ESA.

"A luz solar transforma em gás o gelo de dióxido de carbono que está na base dessa cobertura, o que faz com que se acumule e rompa as placas de gelo superiores. O gás se libera na primavera marciana, arrastando matéria de coloração escura para a superfície e rompendo as camadas de gelo de até um metro de espessura", continua a agência, conforme repercute o DW.

As manchas escuras são formadas pelo gás, que carrega um pó escuro, quando lançado pelas colunas das fendas no gelo, o que cria uma espécie de gêiseres. Assim, acaba depositado na superfície e cria essas manchas escuras que, vistas de cima, se assemelha a um grupo de aranhas. 

Outras formas marcianas

Essa, porém, não é a primeira vez que uma forma comum em nossa vida terráquea é vista em Marte. Recentemente, no planeta vermelho, muito já se discutiu sobre uma suposta 'porta alienígena' flagrada pelo rover Curiosity ou até mesmo o rosto de um ursinho captado pelo robô Perseverance.

Mas essas formas podem ser explicadas por algo mais simples: pareidolia — fenômeno psicológico que faz nossa mente enxergar padrões familiares ou significados em objetos onde eles não existam. Assim, é normal você ver o rosto humano em uma tomada ou uma nuvem que se pareça um bichinho, por exemplo.