Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Lula

Após viagem de Bolsonaro para os EUA, transferência da faixa ainda gera suspense

Com viagem de Bolsonaro para os EUA, fica a dúvida sobre quem entregará a faixa para o presidente Lula

Redação Publicado em 01/01/2023, às 13h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lula (à esqu.) e Bolsonaro (à dir.) - Getty Images
Lula (à esqu.) e Bolsonaro (à dir.) - Getty Images

Após encarar uma intensa disputa com o ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula levou a melhor e assumirá a presidência do país neste domingo, 1º. No entanto, uma decisão do político do PL ainda gera suspense quanto um importante momento da cerimônia de posse: a transferência da faixa presidencial. 

O mistério acontece, pois, Bolsonaro viajou para os Estados Unidos na última sexta-feira, 30, e assim não comparecerá à cerimônia que ocorre em Brasília neste domingo. Além disso, o ex-vice presidente, Mourão, já confirmou que também não estará presente na cerimônia. 

Criado no ano de 1972 pelo ex-presidente Emílio Garrastazu Médici, o ato é simbólico e está presente nas normas da cerimônia. Conforme descrito no artigo 41, “Após os cumprimentos, ambos os presidentes, acompanhados pelos vice-presidentes, chefes do gabinete militar e chefes do gabinete civil, se encaminharão para o gabinete presidencial e dali para o local onde o presidente da República receberá de seu antecessor a faixa presidencial”.

Enquanto a equipe do cerimonial não informou quem passará a faixa para Lula, conforme repercutido pelo G1, Gleisi Hoffmann, atual presidente do PT, também fez suspense quando questionada pelo Globo News: “[Será] O povo”, afirmou Gleisi, sem maiores detalhes.

Possibilidades

Seguindo as normas da cerimônia, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, que são presidentes da Câmara e do Senado, poderiam passar a faixa para o presidente Lula e se demonstraram disponíveis. No entanto, nada ainda foi confirmado. 

Outra possibilidade, muito pedida por apoiadores do petista e internautas, é que a ex-presidente Dilma Rousseff assumisse a responsabilidade. Na visão dos apoiadores, seria um tipo de reparação pelo impeachment ocorrido em 2016. A cantora Daniela Mercury, por exemplo, é um dos nomes que se manifestaram a favor disso. 

“Tenho sonhado com isso: Nossa presidenta @dilmabr entregando a faixa para @LulaOficial e o Brasil voltando para o eixo. Assim, a gente faz a reparação de outro grande erro cometido no Brasil,exaltando a mulher que foi tirada da presidência por um golpe de estado", desabafou Mercury.

Também não é descartado que a sociedade civil cumpra a missão de passar a faixa para o novo presidente. Ou seja, representantes que simbolizam a diversidade brasileira de raça e gênero entregariam a faixa para Lula. Todavia, nada foi confirmado até o fechamento da reportagem.