Livro ganhou destaque depois que publicações nas redes sociais criticaram a inclusão da obra na lista do Programa Nacional do Livro Didático
Após críticas no Rio Grande do Sul e no Paraná, o livro "O Avesso da Pele" de Jefferson Tenório, entrou para a lista de mais vendidos da Amazon, ocupando o quarto lugar na classificação geral de vendas de livros. Houve um aumento significativo de 125% nas buscas pelo livro no site.
As polêmicas começaram quando publicações nas redes sociais criticaram a inclusão da obra na lista do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), principalmente devido à presença de palavrões no texto.
A diretora da Escola Ernesto Alves, em Santa Cruz do Sul, RS, reforçou as críticas ao pedir o recolhimento do livro pelo Ministério da Educação, citando o "vocabulário de baixo nível". Segundo o portal CBN, o vereador Rodrigo Rabuske também se manifestou nas redes sociais chamando de 'absurdo' a presença do livro nas escolas.
Além disso, a Secretaria de Educação do Paraná também decidiu pelo recolhimento de "O Avesso da Pele", submetendo-o a uma análise pedagógica.
Em resposta, Jefferson Tenório afirmou em suas redes sociais que sua obra está sendo alvo de "censura".
"O Avesso da Pele", vencedor do Prêmio Jabuti em 2021 na categoria de Melhor Romance Literário, narra a história de Pedro, um homem negro que, após a morte do pai em uma abordagem policial, busca reconstruir o passado de sua família e compreender sua relação com o pai antes de sua morte.