Entre os principais danos causados pelas chuvas recentes em Massapê do Piauí está o rompimento de uma barragem que levou ao isolamento de comunidades
Na tarde da última segunda-feira, 1º de abril, a barragem da Ingazeira se rompeu em Massapê do Piauí, localizada no interior do estado, a 388 km de Teresina. Isso foi consequência das fortes chuvas que vêm assolando a região nos últimos tempos.
De acordo com o UOL, a barragem já transbordava há alguns dias, e reparos já tinham até mesmo sido feitos para alargar o reservatório. No entanto, com as fortes chuvas que atingiram a região na última semana, o volume dos rios e riachos subiu muito, o que levou ao rompimento da barragem.
+ Brumadinho: partes de corpos identificados continuam no IML anos após a tragédia
Segundo o prefeito de Massapê do Piauí, Rivaldo Carvalho (PP), embora o rompimento seja sério, felizmente não foram registrados feridos e nem grandes prejuízos. O prefeito também informou que as famílias que vivem na área da barragem haviam sido informadas do risco, e por isso conseguiram se safar; agora, eles ainda preparam um decreto de estado de emergência,
Ver essa foto no Instagram
Antes mesmo do rompimento da barragem, as aulas já haviam sido suspensas no município, devido aos danos das chuvas. Agora, essas crianças tiveram suas férias escolares de julho antecipadas para a segunda metade de março.
+ Alagamento em cemitério preocupa especialistas por risco de contaminação no Paraná
Conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva de ontem em Massapê do Piauí foi razão para alerta na região. Era previsto até mesmo a possibilidade de cortes de energia, além de alagamentos e descargas elétricas pelo Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste do Piauí.