Novo filme da franquia “Top Gun” traz de volta personagem de maneira impressionante
“Top Gun – Maverick” ainda nem estreou e já está dando o que falar. O filme que é repleto de nostalgia, clássico dos anos 80 que lançou Tom Cruise como grande astro, ganha sua sequência nas telonas brasileiras a partir da próxima quinta, 26.
Com um tom atual, o longa não perde suas raízes, trazendo, além da trama cheia de referências, um elenco de peso para a produção.
Tom Cruise é carta marcada na trama, mas o destaque foi a aparição breve do atorVal Kilmer, que interpretou Iceman, rival de Maverick (o protagonista). Aos 62 anos, o ator perdeu a voz devido a um câncer na garganta, e ainda após 6 anos do término do tratamento, complicações são evidentes.
Durante o processo, Kilmer precisou se submeter a uma traqueostomia de emergência, em que os médicos realizaram uma incisão em sua traqueia para que fosse possível que ele respirasse. Tal tratamento o forçou a usar um tubo para se alimentar e fez com que perdesse a voz.
Para que o ator pudesse fazer uma participação no filme, a voz dele precisou ser artificialmente recriada, por meio de uma tecnologia inovadora que utilizou arquivos sonoros do próprio Kilmer para gerar as falas do personagem.
O processo da retomada do ator no filme foi de grande emoção para todos os envolvidos, principalmente para sua família. "Eu estava no set, vi ao vivo e foi extraordinário", relata a atriz e cantora Mercedes Kilmer,30, filha do astro, e ainda acrescenta que “ele está muito orgulhoso desse filme. É isso que ele gosta de fazer".
Cruise também contou estar muito feliz com todo o empenho da equipe e revela que lutou muito para que o amigo fizesse o filme. O galã hollywoodiano quis que o dia da gravação do colega de cena fosse muito especial para ele e para seus familiares.
Val Kilmer está muito feliz por poder voltar ao personagem que também o lançou na juventude, ele conta que lamenta ter pedido papéis após o diagnóstico do câncer. Outros detalhes de sua batalha ele relata no documentário autobiográfico “Val”, do Prime Video.