O presidente da Coreia do Sul apela para a retomada do diálogo entre as nações
Nesta segunda-feira, 15, Moon Jae-in, presidente da Coreia do Sul, fez um pedido para que a Coreia do Norte evite o retorno de conflitos entre os países da Ásia. A fala de Jae-in acontece em um momento de possíveis ameaças por parte da Coreia do Norte.
De acordo com a agência de notícias KCNA, a irmã de Kim Jong Um —Kim Yo Jong teria ameaçado a Coreia do Sul sobre o rompimento da relação entre os países, além de ter levantado a possibilidade de ações militares.
Essa afirmação polêmica gerou preocupação em Moon Jae-in “A Coreia do Norte não deveria cortar as comunicações, elevar a tensão e tentar voltar à era passada de confrontação”, afirmou o presidente sul-coreano.
Além disso, a descoberta do envio de folhetos anti-comunismo mandado por desertores através de balões, já tinham irritado o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Um, anteriormente.
Desde 2018, Moon e Kim tinham um acordo assinado sobre a ‘desnuclearização completa da península coreana’, para a finalização de qualquer ato considerado hostil. Entretanto, a conversa sobre a contenção de mísseis e programas nucleares que os países mantinham, está parada.
“Mas o que é o mais importante é a confiança, que o Sul e o Norte deveriam construir através do diálogo constante”, finalizou o presidente sul-coreano.