Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Antigos jardins do imperador romano Calígula são descobertos na Itália

Restos de antigo jardim pertencente ao imperador romano Calígula foram desenterrados em Roma, na Itália, nas proximidades do Vaticano

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 06/07/2024, às 13h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Restos de antigos jardins de Calígula - Divulgação/Ministério da Cultura italiano
Restos de antigos jardins de Calígula - Divulgação/Ministério da Cultura italiano

Arqueólogos italianos desenterraram recentemente em Roma, nas proximidades do Vaticano, na Itália, um antigo jardim de 2 mil anos que, surpreendentemente, pertenceu ao conturbado imperador romanoCalígula. A descoberta foi feita em meio a obras de construção de uma área para pedestres na Piazza Pia, que será inaugurada em 2025.

A primeiro momento, o que foi encontrado no local foi uma instalação de lavanderia; porém, ao realocarem as ruínas, encontraram um vasto jardim de 1700 anos atrás. Com um caminho ladeado por colunas, uma ampla área aberta para cultivo de plantas, uma parede de travertino e fundações de um pórtico, o local visivelmente pertencia a alguma figura importante na antiga sociedade romana.

Porém, após encontrarem um cano de água de chumbo, conseguiram finalmente desvender a quem pertencia aquele jardim. Isso porque ali estava inscrito "C(ai) Csaris Aug(usti) Germanici" ("César Augusto Germânico"), o nome oficial do famoso imperador Calígula, segundo comunicado do Ministério da Cultura da Itália.

Cano com o nome "C(ai) Csaris Aug(usti) Germanici" inscrito / Crédito: Divulgação/Ministério da Cultura italiano

Vale recordar que Calígula ficou marcado na história como um imperador excêntrico, e protagonista de um período bastante perturbado da história romana. Seu governo se deu entre 37 e 41 d.C., marcado por extravagâncias e tirania, que o fizeram ser lembrado como louco e, até mesmo, assassinado pela própria Guarda Pretoriana.

+ Má reputação e conspiração: A infame trajetória do imperador romano Calígula

Outras confirmações

Não demorou para os pesquisadores confirmarem o local como sendo os jardins de Calígula, pois uma série de fontes literárias antigas já haviam descrito o local, e a descoberta condiz com o descrito.

Exemplo é uma passagem escrita pelo historiador judeu de Alexandria, no Egito, Fílon de Alexandria, no texto 'Embaixada a Caio'; nele, descreve Calígula recebendo uma delegação de judeus alexandrinos nos chamados Jardins de Agripina, que teriam vista para o rio Tibre e um pórtico monumental.

Vale mencionar ainda que as escavações também revelaram artefatos como lajes de pedra e até decorações de telhado feitas de terracota, representando cenas mitológicas, de acordo com a ABC News.

Agora, repercute a Revista Galileu, as obras da Piazza Pia seguem em andamento, e devem ser concluídas até o fim deste ano, sem um atraso apensar das impressionantes descobertas arqueológicas.