Deus dos mares e dos rios, Poseidon era uma das três maiores divindades da mitologia grega
Escavações recentes feitas na antiga cidade de Samikon, na Grécia, revelou uma construção até então desconhecida pelos arqueólogos: um santuário. Após a observação de especialistas, concluiu-se que a construção poderia ter sido feita em dedicação à Poseidon, o deus dos mares e dos rios da mitologia grega.
O projeto de pesquisa do local consiste em uma colaboração entre o Ephorate of Antiquities of Elis (EAE), na Grécia, e pesquisadores das universidades de Mainz e Kiel, na Alemanha. O achado, por sua vez, foi divulgado no último dia 7 de outubro, em um comunicado publicado no Facebook pelo Instituto Arqueológico Austríaco em Atenas.
A primeira fase das escavações no local foi concluída no final de setembro. Foi durante essa etapa que os arqueólogos encontraram restos do antigo edifício, que tinha mais de 9 metros de largura. Com base nas anomalias da geofísica, por sua vez, os estudiosos afirmaram que o antigo santuário tinha ao menos 28 metros de comprimento, com quatro espécies de 'cômodos'.
O local foi datado como pertencente ao período arcaico — de 800 a 480 a.C. —, por conta da presença de fragmentos de um telhado lacônico e um perirranterion — bacia de água usada especificamente para rituais, como informado pelo portal Ancient Origins — de mármore.
Esta descoberta permite novas perspectivas sobre a importância política e econômica da anfictionia [liga ou conselho] das cidades trifílias [na área do antigo Peloponeso] no século 6 a.C., para as quais o santuário de Poseidon em Samikon formou o centro da sua identidade religiosa e étnica", explica o Instituto Arqueológico Austríaco em Atenas na publicação.
O projeto de pesquisa arqueológica no local deve se estender por cinco anos, tendo fim em 2026. Ele visa, inclusive, estudar a topografia da região e o próprio templo, além de identificar o antigo porto de Samikon, como informado pela Revista Galileu.