Com o intenso inverno, os animais pareciam quase mortos após caírem em ponte em Houston, no Texas, até serem resgatados
Uma mulher norte-americana de 60 anos recentemente resgatou uma colônia de mais de 1,5 mil morceguinhos-das-casas que estavam morrendo de frio na ponte Waugh Bridge, na cidade de Houston, no Texas. Os animais em questão já sofriam com choque hipotérmico até que foram encontrados por Mary Warwick, diretora executiva do Houston Humane Society TWRC Wildlife Center.
A motivação para o resgate foi o fato de a mulher ter ficado preocupada com os morcegos depois da queda de temperatura de fim de ano, e não gostaria de que se repetisse a tragédia de fevereiro de 2021, quando uma frente fria foi responsável pela queda de mais de 5 mil morcegos da ponte, que morreram de frio.
De acordo com informações repercutidas pela Revista Galileu, haviam dezenas de morceguinhos no chão, muito fracos para que conseguissem se segurar nas fendas do concreto da ponte. Então, após vestir um par de luvas, Warwick recolheu os morcegos, um por um, e os colocou em uma caixa forrada com um cobertor, que levou consigo em seu carro.
Então, os animais foram todos levados para casa por Mary, que os colocou dentro de uma encubadora para mantê-los aquecidos. Além disso, a cuidadora injetou fluidos sob a pele deles — pois "não têm muita gordura corporal e esfriam muito rapidamente", nas palavras dela mesma ao The Washington Post — com uma agulha com seringa, e alimentou-os com uma espécie de mingau de larvas-de-farinha. Depois, decidiu ainda que resgataria mais morcegos pela cidade de Houston.
Quando conseguiu resgatar 900 morcegos, Mary Warwick decidiu que deveria mudar sua estratégia para cuidar dos animais. Então, pensando que deveria desacelerar um pouco o metabolismo deles — para que precisassem comer menos, visto que ocupavam muito de seu tempo —, colocou os recuperados em seu sótão, onde a temperatura era mais baixa, até que esquentasse o suficiente para serem soltos na natureza. Até o Natal, mais de 1,5 mil deles já haviam sido resgatados.
Passados os dias mais frios, a maioria dos morcegos foi, por fim, liberada de volta para a colônia em que foram encontrados, no dia 28 de dezembro.