Em entrevista, a atriz Yara Shahidi falou sobre diversidade em personagens como a fada Tinkerbell e Ariel, a Pequena Sereia
Nas últimas semanas, a atriz Yara Shahidi sofreu ataques racistas ao ser anunciada como a fada Tinkerbell em novo filme da Disney sobre o 'Peter Pan'. Em entrevista, Shahidi refletiu sobre como a diversidade em filmes é importante 'ver quantas pessoas se sentem incluídas neste conto de fadas'.
Ao The Hollywood Reporter, Yara comentou sobre a atriz halle Bailey interpretar a personagem Ariel em 'A Pequena Sereia', mais um clássico que fascina gerações. A atriz disse que está "muito animada para assistir Halle na tela – se há alguém que é uma princesa apenas na vida real, no mundo, é Halle", destacando que ela interpretar a Ariel "faz muito sentido".
Apesar dos esdrúxulos ataques racistas, a atriz destaca que: "o que tem sido bonito é ver a resposta de ambos os nossos personagens e ver quantas pessoas se sentem incluídas neste conto de fadas, ao mesmo tempo, em que mantém a magia que amamos em primeiro lugar".
Yara Shahidi também refletiu sobre a importância da diversidade e inclusão nesses filmes.
"Acho que muitas vezes as pessoas pensam que a diversidade e a inclusão são uma ameaça ou um risco para a qualidade da história, em vez de ver como elas podem ser entrelaçadas para criar algo que impacta ainda mais pessoas, que permite que ainda mais pessoas entrem em histórias que amamos", explicou ela.
Quando o trailer do novo filme do Peter Pan foi anunciado, internautas fizeram comparações entre Shahidi e a personagem na animação da Disney de 1953. Na caracterização, a atriz aparece com um vestido verde, asas e coque preso no alto da cabeça. A única coisa que as diferencia é a cor, que rendeu comentários lamentáveis nas redes sociais.
To all white Americans, I can tell you you're not alone. Im black American & think this is just woke nonsense. Im an American patriot🇺🇸 who believes that everyone should have equal representation but turning historically white characters black is white-erasure & lame. Please stop
— J. Mulholland (@MulhollandL0ver) February 28, 2023
Um internauta disse em uma publicação: "Para todos os americanos brancos, posso dizer que vocês não estão sozinhos. Eu sou um patriota que acredita que todos deveriam ter representação igual, mas transformar personagens historicamente brancos em negros é apagamento da história. Por favor, parem".