O equipamento de pesquisa irá passar três anos e meio estudando reservas de água
Uma missão que irá procurar vida em distantes mundos será lançada pela Agência Espacial Europeia (ESA). A Jupiter Icy Moons Explorer (Explorador das Luas Geladas de Júpiter, ou JUICE, na sigla em inglês) vai estudar os satélites naturais do gigante gasoso, a fim de buscar indícios de seres vivos.
A missão para fazer as descobertas está programada para decolar no dia 13 de abril. Caso todos os planos aconteçam de forma positiva, é esperado que a JUICE chegará em 2031 em Júpiter.
No sistema do planeta, a missão irá passar 3 anos e meio e, na fase final de sua exploração, entrará em órbita ao redor de Ganimedes, a maior lua do gigante gasoso. Além disso, a missão também irá estudar as reservas de água existentes nessa e em outras duas luas, a Europa e a Calisto.
De acordo com o History, a ESA postou um comunicado dizendo que “esta missão ambiciosa vasculhará essas luas com um poderoso conjunto de sensores remotos, geofísicos e instrumentos in situ para descobrir mais sobre esses destinos atraentes como potenciais habitats para a vida passada ou presente".
A JUICE monitorará o complexo ambiente magnético, de radiação e plasma de Júpiter em profundidade e sua interação com as luas, estudando o sistema do planeta como um arquétipo para sistemas gigantes gasosos em todo o Universo", completa.