A Ucrânia responsabiliza a Rússia pelas diversas mortes na região
Nesta terça-feira, 11, a Procuradoria-Geral da Ucrânia anunciou que exumou os corpos de 78 civis no leste do país, em duas cidades da região de Donetsk, que foram reconquistadas pelas forças ucranianas recentemente.
O gabinete da Procuradoria-Geral disse que "Vários túmulos foram descobertos nas cidades libertadas de Sviatoguirsk e Lyman”, relatando a exumação de 34 e 44 corpos, respectivamente.
A mesma fonte afirmou que alguns dos corpos que foram exumados apresentavam sinais de “morte violenta”. Em um veículo, restos mortais de duas pessoas foram encontrados, em Sviatorguirsk.
Cerca de 110 túmulos foram contados em Lyman, sendo que 44 corpos foram exumados imediatamente, incluindo os de um menino e sua família inteira, de acordo com informações da AFP, via Uol.
Os túmulos dos civis mortos vítimas de tortura ou de execuções sumárias foram encontrados após a retirada russa de uma região. Com isso, a Ucrânia acusou as forças russas de vários crimes, mas a Rússia nega todas as acusações.
A guerra entre a Ucrânia e a Rússia já ultrapassa a duração de 6 meses e, em setembro, a Ucrânia revelou ter recuperado uma parte do território que estava sendo ocupado pelas forças russas desde o início do confronto armado.