Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

76 covas com crianças sacrificadas são descobertas no Peru

As covas datam de há mais de 450 anos e se relacionam a cultura pré-Inca

Éric Moreira, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 28/09/2022, às 14h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Restos mortais de crianças sacrificadas, encontrados em sítio arqueológico no Peru - Divulgação/ANDINA/Huanchaco Archaeological Program (Pahuan)
Restos mortais de crianças sacrificadas, encontrados em sítio arqueológico no Peru - Divulgação/ANDINA/Huanchaco Archaeological Program (Pahuan)

No Peru, uma nova descoberta surpreendeu arqueólogos da cidade de Huanchaco, onde se encontra o sítio arqueológico de Pampa La Cruz: 76 túmulos de crianças referentes a antiga cultura pré-Inca, datadas em mais de 450 anos. Durante a escavação, ainda, um aspecto chamou a atenção dos pesquisadores: os corpos estavam todos com os pés voltados para o leste e a cabeça para o oeste, e de costas para o mar.

De acordo com Gabriel Prieto, chefe do Programa Arqueológico de Huanchaco (Puhan), toda a equipe realizou cerca de 80 análises dos esqueletos por datação de radiocarbono, o que possibilitou a identificação da idade. Ao todo, esqueletos de 302 crianças foram contabilizados na região, como informado pela Revista Galileu.

Esqueletos de crianças encontrados em sítio arqueológico no Peru
Esqueletos de crianças encontrados em sítio arqueológico no Peru / Crédito: Divulgação/ANDINA/Huanchaco Archaeological Program (Pahuan)

As sepulturas, por sua vez, não foram encontradas todas no mesmo local: de acordo com Gabriel Prieto, 25 foram encontradas no Morro I, e as outras 51 estavam no Morro II. As informações foram divulgadas na última quinta-feira, 22, pela Andina, agência de notícias peruana.

Tumba incomum

O arqueólgo ainda inclui, também, que a tumba mais incomum encontrada na região foi desenterrada no primeiro morro. O motivo para sua diferenciação: ao contrário da maioria, foram encontradas cinco mulheres sentadas frente a frente, formando uma espécie de círculo — o que os pesquisadores ainda devem pesquisar mais, a fim de entender a posição.

Fotografia de tumba contendo esqueletos de cinco mulheres sentadas em círculo
Fotografia de tumba contendo esqueletos de cinco mulheres sentadas em círculo / Crédito: Divulgação/ANDINA/Huanchaco Archaeological Program (Pahuan)

As tradições e o sítio arqueológico se referem mais especificamente à sociedade e cultura Chimu. O Reino de Chimu foi um Estado andino que viveu na costa do atual Peru, e se trata de uma cultura pré-Inca.