Ainda que menos famoso, o segmento derrubado era uma porção importante do monumento histórico, já que representava uma das poucas partes ainda de pé
Mais de 30 anos depois da Queda do Muro de Berlim, parte do monumento histórico foi derrubada para a construção de condomínios de luxo. Localizado no bairro de Pankow, o segmento demolido tem 60 metros de comprimento.
Segundo o vereador da cidade, Vollrad Kuhn, a demolição já estava prevista há tempos. A Fundação do Muro de Berlim, instituição responsável pela preservação do monumento, entretanto, afirmou que não sabia nada sobre a obra.
Esquecida com o tempo, a seção demolida fazia parte da parede instalada em meados de 1970, a fim de reforçar o muro original. O trecho demolido, diferente da parte conhecida pelo mundo todo, não era considerado um monumento histórico.
Ainda assim, a Fundação do Muro de Berlim e o Museu da RDA ficaram frustrados com a demolição, já que a construção representava um dos maiores segmentos do Muro de Berlim que seguem de pé até hoje. Agora, restam 24 quilômetros da estrutura e grande parte é considerada, de fato, um importante cartão postal da cidade.