O professor Vitor Soares conta detalhes da história de um dos maiores maratonistas da história
Durante sua passagem pela Guarda Imperial Etíope, Abebe Bikila se descobriu atleta, entrando em uma das últimas vagas para representar o seu país nas Olimpíadas de 1960. No entanto, algo curioso chamou a atenção dos participantes, além de sua qualidade no esporte.
O atleta recebeu um tênis de uma marca bem famosa, mas ele não estava sentindo que estava confortável e, por isso, decidiu correr descalço. Como ele já treinava dessa maneira, preferiu não arriscar o desconforto. Bikila correu, em duas horas, 15 minutos e 46 segundos os 42 quilômetros da competição.
Além de vencer a prova, ele bateu o recorde mundial, se tornando o primeiro negro africano a vencer o ouro, já que o segundo colocado da competição ainda demorou cerca de 25 segundos para cruzar a linha de chegada.
O professor Vitor Soares explica que Abebe foi o primeiro homem negro africano a vencer 2 maratonas olímpicas, e para muitos, ele é o maior maratonista da história, chegando na Etiópia como herói nacional. Suas ações foram imortalizadas no hall da fama do atletismo em 2012.
Um exemplo de sua fama é a homenagem do Dia do Maratonista, que é comemorado em 7 de agosto, data do aniversário do atleta. O professor Vitor Soares apresenta o Desventuras na História, promovido pelo portal do Aventuras na História, disponível nas principais plataformas de streaming de áudio. No TikTok, o historiador acumula mais de 37 mil seguidores.
Confira o vídeo completo abaixo:
@profvitorsoares O maratonista que ganhou Ouro descalço 🏃🏿🥇 #Maratona#Ouro#Etiopia#História#Historia#kto♬ Aesthetic - Tollan Kim