Professor de História explica contexto histórico que resultou no nome Florianópolis
A capital de Santa Catarina, Florianópolis, é uma das maiores cidades da região Sul do país, fundada em março de 1673. O local é uma das três capitais insulares do Brasil (localizadas em uma ilha), além de contar com outra parte continental, que foi incorporada em 1927.
Porém, o nome da cidade é algo curioso. Há quem pense que o nome tem algo a ver com flores ou coisa parecida, mas, na verdade, a origem de tal nome vai muito além de jardinagem. O professor de História Vítor Soares, idealizador do podcast História em Meia Hora, conta detalhes sobre como a cidade ganhou a nomenclatura atual.
Segundo ele, a área se chamava Desterro até 1894. No século 19, a capital catarinense foi palco de uma grande guerra civil, a chamada Revolução Federalista, resultado de uma série de embates políticos. Os federalistas, ao sul do país, eram contrários ao governo de Júlio de Castilhos, e o que começou no Rio Grande do Sul, logo se espalhou para outros estados.
Na época, o presidente do Brasil era Floriano Peixoto, um dos principais nomes da repressão do movimento. Para homenagear o presidente, em 1894, o governo do estado decidiu modificar o nome da cidade, a intitulando de Cidade de Floriano, ou como conhecemos, Florianópolis.
O canal do professor de história Vitor Soares, no Tik Tok, acumula mais de 29 mil seguidores, além de apresentar o Desventuras na História, promovido pelo portal do Aventuras na História, disponível nas principais plataformas de streaming de áudio.
Confira o vídeo do professor, na íntegra, abaixo:
@profvitorsoares Você sabe qual é a origem do nome "Florianópolis"? ⚔️🏖️ #historia#história#floripa#Brasil#curiosidades#aprendanotiktok♬ She Share Story (for Vlog) - 山口夕依