Baseada nos horrores da Segunda Guerra, série disponível na Netflix apresenta um duro retrato sobre o conflito
Lançada em 2001 e um dos maiores sucessos do HBO, a série 'Irmãos de Guerra' ('Band of Brothers', no título original) apresenta um duro relato sobre a Segunda Guerra Mundial. Na última semana, a série foi disponibilizada no catálogo da plataforma de streaming Netflix, e se encontra no top 10 das séries mais assistidas por brasileiros.
Com 20 indicações ao Emmy e sete vitórias, a série "mostra a trajetória dos integrantes do grupo de elite de paraquedistas americanos na Segunda Guerra Mundial", descreve a sinopse.
Com episódios intensos, muitos podem se questionar se os personagens mostrados na série são baseados em relatos verdadeiros de combatentes da Segunda Guerra Mundial.
Os episódios mostram a saga dos combatentes da Easy Company, unidade de infantaria de paraquedismo. Unidos pela guerra, a série mostra desde o primeiro dia de treinamento da unidade até o fim do conflito que mudou a História.
Conforme repercutido pelo Looper, a produção que bomba no streaming foi baseada na de mesmo nome de Stephen E. Ambrose. Segundo o The Guardian, em reportagem de 2001, Ambrose escreveu a história a partir de longas entrevistas realizadas com os veteranos da Easy Company.
No entanto, assim como todas as produções baseadas em histórias reais, a série mistura fato e ficção para efeitos de dramatização. Um exemplo disso pode ser encontrado na morte de Albert Blithe. Isso porque, na vida real, ele sobreviveu ao conflito e até mesmo atuou na Guerra da Coreia.
De qualquer maneira, a série conta com elementos que aconteceram na história verdadeira, o que permite uma representação correta de como era servir para a unidade de infantaria de paraquedismo. Os relatos do major Richard Winters foram cruciais para o personagem interpretado por Damian Lewis no seriado, além disso, repercute o New York Times, historiadores foram consultados para pesquisar os relatos registrados no livro.