A peça é considerada essencial na batalha contra o vírus e a instrução do político vai contra as recomendações das instituições de saúde
Rodrigo Duterte, presidente das Filipinas sugeriu em discurso que os cidadãos locais utilizem gasolina na higienização de suas máscaras de proteção contra o coronavírus. As informações são do portal de notícias UOL.
De acordo com a publicação, o governante deixou claro que sua fala não se tratava de uma piada: "Basta ir ao posto de gasolina e depois pegar algumas gotas, isso é desinfetante. Não estou brincando. Isso é verdade", disse Duterte.
Contudo, a recomendação do político não agradou a comunidade médica: "Você não pode usar gasolina como desinfetante. A inalação pode causar danos e levar a mais problemas como doenças respiratórias", afirmou o presidente da Associação Médica das Filipinas, Jose Santiago, em entrevista para a agência de notícias Reuters.
O uso de máscara é obrigatório no país desde o começo de março e a recomendação das instituições de saúde para a higienização das peças é a de usar água e sabão, após o uso do item.
Coronavírus nas Filipinas
De acordo com as últimas informações divulgadas pela Universidade de Johns Hopkins, o país possui 85.486 mil casos confirmados da doença, 26.996 mil recuperados e 1.962 mil vítimas fatais.