Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Vikings

Vikings Valhalla: Relembre os personagens baseados em guerreiros reais

Apesar de não ser totalmente fiel historicamente, a série Vikings: Valhalla aborda eventos significativos da Era Viking e introduz figuras importantes

Luiza Lopes Publicado em 18/07/2024, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sam Corlett como Leif Eriksson em Vikings: Valhalla - Divulgação/Netflix
Sam Corlett como Leif Eriksson em Vikings: Valhalla - Divulgação/Netflix

A nova temporada de "Vikings: Valhalla" se passamais de 100 anos após os eventos de Vikings. A trama tem como pano de fundo o conflito entre pagãos e cristãos e explora uma variedade de eventos da Era Viking.

Apesar de não ser totalmente precisa historicamente, a produção apresenta eventos significativos e introduz figuras importantes.

Entre os personagens principais estão Leif Erikson (Sam Corlett), sua irmã Freydis (Frida Gustavsson), Harald Sigurdsson (Leo Suter), o reiCanuto da Dinamarca (Bradley Freegard) e Emma da Normandia (Laura Berlin).

Personagens de Vikings: Valhalla

A maioria dos personagens são baseados em figuras reais, embora suas histórias tenham sido alteradas para a série.

Leif e Freydis eram filhos de Erik, o Vermelho (interpretado por Goran Višnjić na terceira temporada), sendo Leif reconhecido como o primeiro europeu a pisar na América do Norte continental, décadas antes de Cristóvão Colombo.

Harald, posteriormente conhecido como Harald Hardrada, reinou na Noruega de 1046 a 1066 e tentou, sem sucesso, reivindicar os tronos da Dinamarca em 1064 e da Inglaterra em 1066.

Olaf Haraldsson (interpretado por Jóhannes Haukur Jóhannesson) foi meio-irmão de Harald e rei da Noruega de 1015 a 1028, canonizado em 1031 devido à sua popularidade, atividades na igreja e lendas sobre sua morte, que supostamente incluíram milagres, conforme relatado pelo site Britannica.

Emma da Normandia foi rainha da Inglaterra, Dinamarca e Noruega devido aos seus casamentos com o rei Etelredo e Cnut, o Grande, este último rei da Inglaterra a partir de 1016, da Dinamarca a partir de 1018 e da Noruega de 1028 até sua morte em 1035.

A rainha Aelfgifu da Dinamarca (interpretada por Pollyanna McIntosh) foi a primeira esposa de Cnut e regente da Noruega de 1030 a 1035. O príncipe Edmund Ironside (interpretado por Louis Davison) era filho do rei Etelredo e sua primeira esposa, Aelfgifude York, e brevemente reinou como rei da Inglaterra em 1016.

vikings
Frida Gustavsson como Freydis Eriksdotter no episódio de Vikings: Valhalla / Crédito: Divulgação/Netflix

Godwin de Wessex (interpretado por David Oakes) foi um dos condes mais poderosos da Inglaterra durante o reinado de Cnut e seus sucessores, e seu filho, Harold II, se tornou rei da Inglaterra em 1066.

Os filhos de Cnut, Svein, Harefoot e Harthacnut, juntamente com os filhos de Emma, Alfred e Edward, também foram figuras históricas reais, embora apenas Harefoot, Harthacnut e Edward tenham ascendido ao trono da Inglaterra.

O rei Sweyn Forkbeard foi pai de Cnut e rei da Dinamarca de 986 até sua morte, além de reinar brevemente na Inglaterra de dezembro de 1013 até sua morte e na Noruega de 999/1000 até 1013/1014.

Gytha, esposa de Godwin e irmã do conde dinamarquês Ulf Thorgilsson, que era casado com a irmã de Cnut, também é uma figura histórica.

Magnus Olafsson, filho de Olaf, governou a Noruega com Harald até sua morte menos de um ano depois, sendo também rei da Dinamarca. Yaroslav, o Sábio, Grande Príncipe de Kiev e Príncipe de Novgorod, era sogro de Harald na história real, embora tenha sido retratado como seu tio em Vikings: Valhalla.

O imperador Romano III de Constantinopla, a imperatriz Zoe e George Maniakes são outras figuras históricas reais, mas suas histórias foram adaptadas significativamente na série. Entre os personagens menores da produção, Stigr e Harald Jr. se destacam como nomes fictícios.