Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / TV Cultura

TV Cultura: Veja 7 programas que vão desbloquear a sua memória

Com 55 anos de história, a TV Cultura é responsável por marcantes atrações infantis e infantojuvenis que fascinaram o público

Redação Publicado em 13/07/2024, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens de "Rá-Tim-Bum" e "Bambalalão" - TV Cultura
Imagens de "Rá-Tim-Bum" e "Bambalalão" - TV Cultura

Neste ano, a TV Cultura comemora 55 anos de muita diversão e alegria! Desde o início dessa linda trajetória, a emissora tem sido a casa de grandes atrações infantis e infantojuvenis que encantaram o público.

Alguns desses programas deixaram memórias inesquecíveis nas vidas das crianças. Venha relembrar os favoritos da garotada e algumas curiosidades!

1. Vila Sésamo

Diferente da versão americana, Sesame Street, o personagem principal da primeira produção da Vila Sésamo, o pássaro Garibaldo, era azul ao invés de amarelo. Essa mudança aconteceu porque, no Brasil, a série foi produzida em preto e branco, e o azul facilitaria o contraste necessário.

Em 1972, o programa ganhou o Troféu Helena Silveira em duas categorias, dedicadas a Melhor Programa Cultural e a Revelação Feminina, com a atriz Sônia Braga. Depois de 35 anos da primeira estreia, a TV Cultura coproduziu um novo Vila Sésamo, desta vez com o Garibaldo amarelo, além de outros personagens, como a Bel, criada especialmente para o programa no Brasil.


2. Rá-Tim-Bum

Dirigido por Fernando Meirelles, inicialmente, a atração era feita para crianças em fase de pré-alfabetização, de 3 a 8 anos.

Imagem promocional de Castelo Rá-Tim-Bum - Divulgação/Cultura

O nome Rá-Tim-Bum foi sugerido por Edu Lobo em um almoço com a equipe do programa. O compositor se inspirou no famoso bordão da música de aniversário, “Parabéns pra Você”.


3. Bambalalão

O programa foi o sucessor de Vila Sésamo e trouxe para as crianças brasileiras muita diversão, de forma educativa.

Bambalalão iniciou com programas gravados, mas, em 1982, passou a ser transmitido ao vivo diretamente do Auditório Cultura. A partir deste ano, a “turma do bamba” ganhou o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de Melhor Programa Infantil por quatro anos consecutivos.


4. Mundo da Lua

A série infantil foi um grande sucesso na Cultura. Contando a história do garoto Lucas Silva e Silva (Luciano Amaral), Mundo da Lua ia ao ar aos domingos.

Elenco de 'Mundo da Lua' - TV Cultura

Uma grande curiosidade é que a casa que foi cenário das gravações, lugar simbólico da abertura do programa, ainda existe na capital paulista e fica no bairro Alto de Pinheiros.


5. Confissões de Adolescente

Baseado na obra de Maria Mariana, o seriado fala sobre assuntos que criam curiosidade no público infantojuvenil e que moldam as personalidades desses jovens.

Diana (Maria Mariana), Bárbara (Georgiana Góes), Natália (Danielle Valente) e Carol (Deborah Secco), quatro irmãs que moram com o pai viúvo, Paulo (Luís Gustavo), e vivenciam dramas comuns da adolescência. A obra, que também inspirou um longa-metragem, foi indicado ao Emmy Internacional de Melhor Programa Infantojuvenil em 1955.

E uma parte da segunda temporada do seriado foi gravada na França! Quando Diana e Natália foram fazer intercâmbio.


6. Cocoricó

Famosa entre a criançada, a atração foi, na verdade, inspirada em um especial de Natal chamado “Um Banho de Aventura”. A ideia original para esse seriado era que os personagens fossem humanos e o programa se chamasse “Fazenda Rá-Tim-Bum”.

Personagens de 'Cocoricó' - TV Culturua

O personagem Júlio, garoto que nasceu na cidade grande e foi passar as férias na fazenda dos avós, é um boneco manipulado por Fernando Gomes, artista responsável também por outros bonecos clássicos, como Garibaldo, da Vila Sésamo, e Gato Pintado, do Castelo Rá-Tim-Bum.


7. Aventuras de TinTim

Transmitida inicialmente no Brasil em 1994, a história do garoto TinTim, criado pelo cartunista franco-belga Hergé, foi um sucesso entre a criançada dos anos 90. Em 2011, após o lançamento do longa-metragem, dirigido pelo cineasta Steven Spielberg, a série voltou a ser exibida na Cultura.

A maioria dos episódios são adaptações fieis dos quadrinhos que deram origem à história. Todos os estágios da produção procuravam seguir à risca os livros originais.