Considerado um dos conflitos mais emblemáticos da Idade Média, o confronto durou mais do que se imagina
Ambientado durante o século 14, o mais novo filme "O Último Duelo", tem como pano de fundo a Guerra dos Cem Anos, que durou muito mais do que o senso comum imagina.
Em entrevista exclusiva ao site Aventuras na História, a historiadora Cristiane Coimbra revelou que o conflito foi travado pela França e Inglaterra. Na época, ambos reinos disputavam a coroa francesa.
O pontapé inicial da chamada Guerra dos Cem Anos foi a reivindicação da coroa francesa pelo rei Eduardo III, da Inglaterra. Havia, ainda, questões econômicas envolvidas no conflito, como a disputa pela região de Flandres — importante produtora de tecidos na época.
No início do conflito, a Inglaterra levou vantagem e seu exército chegou às imediações de Paris em 1346, quando já dominavam boa parte do norte da França, que enfrentava uma onda de revoltas camponesas.
Por outro lado, dado o cenário caótico da França, os nobres franceses estavam muito ocupados com os saques em seus castelos para reagir aos ataques do invasor estrangeiro.
Assim, a França aceitou, em 1360, a Paz de Bretigny. Por ela, Eduardo III renunciava à coroa francesa, mas a o país reconhecia o direito inglês aos territórios conquistados.
Os dois lados voltaram-se para seus problemas. Na Inglaterra, a sucessão de Eduardo III.
Na França, os irmãos do rei Carlos V, morto em 1380, brigavam para ver quem mandaria no país em nome de Carlos VI, declarado incapaz. Só em 1413, com a crise superada, o inglês Henrique V conseguiu tirar vantagem da discórdia entre os rivais e, apoiado pelo reino de Borgonha, ocupou Paris.
Em 1420, impôs o Tratado de Troyes, que garantia o trono francês a seu herdeiro. Aos poucos foi-se reacendendo o nacionalismo francês, personificado por Joana D’Arc, que inspirou milhares a lutar pela França.
Em 1429, após a tomada de Orleans, Carlos VII foi coroado rei. Em 1436, Paris foi libertada. A partir deste episódio, os ingleses foram sendo gradualmente derrotados, até serem definitivamente expulsos em 1453. Em geral, o conflito durou por 116 anos.
Em entrevista ao site Aventuras na História, a historiadora Cristiane Coimbra explicou que naquele período era comum confrontos por causa de coroas.
"Durante todo aquele período era muito comum a briga entre os nobres, entre os reis, por causa de terras, por disputa de poder e por jogo político", explicou a historiadora.
De acordo com Coimbra, quando o último duelo retrado no filme acontece, a Guerra dos Cem Anos já estava em andamento há décadas.
O cavaleiro Jean de Carrouges, interpretado por Matt Damon, por exemplo, lutou em nome da França e contra a Inglaterra.
O conflito foi responsável, ainda, por grandes mudanças políticas na França, como o fortalecimento da monarquia francesa.
"A Guerra dos Cem Anos é marcada por moldes medievais. Isto é, de alianças políticas e brigas familiares", concluiu.