Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Juscelino Kubitschek

120 anos de Juscelino Kubitschek: 5 curiosidades sobre o presidente Bossa-Nova

Sua comida preferida, música favorita e até seu time de futebol, conheça fatos sobre o homem que governou o Brasil entre 1955 e 1960

André Nogueira Publicado em 12/09/2019, às 13h00 - Atualizado às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Juscelino Kubitschek em imagem oficial - Wikimedia Commons/Governo do Brasil
Juscelino Kubitschek em imagem oficial - Wikimedia Commons/Governo do Brasil

Neste dia, em 1902, nascia Juscelino Kubitschek de Oliveira, que viria marcar seu nome na história brasileira sob suas iniciais, JK. Conhecido como o "presidente Bossa Nova", governou o país entre 1955 e 1960.

Nos 120 anos de JK, a redação do Aventuras na História separou 5 curiosidades sobre o ex-presidente brasileiro. Confira!

1. Café de sustância

Posse de JK, ao lado do vice, João Goulart, em 1965 / Wikimedia Commons/Arquivo Nacional

Mineiro que era, JKcostumava tomar um café da manhã pesado e pouco convencional: um filé bem passado, leite, mel, pão com manteiga e uma xícara de café. Seu prato favorito era Chico Angu, um misturado de frango, quiabo e angu de fubá.


2. Pés descalços

Uma curiosidade interessante sobre Juscelino é que o presidente tinha o hábito de tirar os próprios sapatos em toda reunião de gabinete ou encontro em que pudesse ficar sentado.


3. O único cigano

Casa onde JK viveu a infância e adolescência em Diamantina / Wikimedia Commons/Morio 

O sobrenome complicado do presidente bossa-nova é de origem tcheca, proveniente de sua mãe Júlia Kubitschek, de família cigana. Isso faz de Juscelino o único presidente de origem cigana na História.


4. Essa tua companhia

Velório do presidente em 1976 / Wikimedia Commons/Arquivo Nacional

Fã de MPB, a música favorita do ex-presidente era "Peixe Vivo", do cantor carioca Milton Nascimento. Por seu vínculo pessoal com essa canção, ela foi escolhida para ser tocada em seu enterro, em 1976.


5. Fanático das peladas

JK era um verdadeiro fã de futebol, e curtia tanto assistir quanto jogar. Durante um período, o ex-presidente inclusive jogou no Atlético Mineiro, seu time de coração.