Ferrari, disponível no streaming, retrata o drama público e íntimo de Enzo Ferrari; ator brasileiro participa do filme
Publicado em 22/02/2024, às 17h00 - Atualizado em 21/06/2024, às 09h46
Disponível na plataforma de streaming Prime Video, o filme 'Ferrari' chama atenção. Anos após a estreia de 'Ford vs Ferrari' o filme, dirigido por Michael Mann, mostra a trajetória de Enzo Ferrari, um ex-piloto de corrida italiano que se destacou no mundo automobilístico ao fundar uma das empresas de carros mais famosas da História.
Retratando o drama pessoal e público de Enzo, o longa retrata um período conturbado na vida do ex-piloto. Em crise financeira, sua vida pessoal também é afetada após a morte do único filho. Visando vencer os obstáculos, Enzo aposta tudo na corrida Mille Miglia, ocorrida na Itália.
Quem assiste ao filme, se depara com um rosto familiar para os brasileiros. Isso porque o jovem Gabriel Leone interpreta o piloto Alfonso de Portago em 'Ferrari'. Em entrevista à CNN, o artista fala sobre a importância de participar do filme.
"Diria que foi a realização de um sonho trabalhar com Michael [Mann, o diretor] por ser muito fã do cinema dele, dos filmes dele. Depois, eu entendi a dimensão desse projeto para ele, que já tentava realizá-lo há várias décadas, e só torna a minha primeira experiência no mercado americano mais especial ainda", explicou.
Assim, fica a dúvida: Quem foi Alfonso de Portago? Bom, antes disso é necessário destacar que os próximos parágrafos podem apresentar spoilers do filme.
Nascido em Londres, na Inglaterra, Portago cresceu em uma família favorecida. Fã de esportes, ele até mesmo representou a Espanha nos Jogos Olímpicos de Inverno com o esporte bobsleigh.
A paixão pelo automobilismo se deu por meio de Luigi Chinetti, um amigo que importava Ferraris. Ele, inclusive, conseguiu escalar o colega como co-piloto durante a corrida de automóveis Carrera Panamericana.
A história que o conecta com a trajetória de Enzo Ferrari começou em 1953. Na época, ele foi contratado pela Scuderia Ferrari, equipe de automobilismo da montadora italiana.
Alfonso competiu nos 1000 km de Buenos Aires, explica a Revista Motor Sport. Conquistou o primeiro lugar no Tour de France Automobile de 1956 e o segundo no Grande Prêmio da Inglaterra em 1956.
No entanto, sua carreira foi interrompida de forma trágica. Em 12 de maio de 1957, o jovem disputava a Mille Miglia, uma corrida de longa distância disputada em estrada aberta, na Itália, quando um dos pneus estourou em seu automóvel.
Na corrida, Alfonso estava em terceiro lugar e corria a 240 km/h numa estrada localizada entre Cerlongo e Guidizzolo, na Lombardia, explica o site The Rake. Em um cenário chocante, o carro girou em direção ao público, que acompanhava a corrida na rodovia. Nove pessoas, o piloto e o co-piloto do jovem, Edmund Nelson, faleceram.
Um marco de concreto foi arrancado pelo carro e jogado na multidão. Com o impacto, duas crianças morreram. O episódio, retratado no filme, encerrou uma era das perigosas corridas realizadas em estradas.