Igreja de Todos os Santos em Hereford, na Inglaterra, e escultura entalhada - Foto por Julian P Guffogg pelo Wikimedia Commons / Reprodução/X/@CuriosMuseum
Inglaterra

Relembre a descoberta de imagem vulgar em igreja de 800 anos na Inglaterra

Na Igreja de Todos os Santos em Hereford, na Inglaterra, há uma escultura talhada bastante peculiar, e até vulgar; confira!

Éric Moreira Publicado em 18/08/2024, às 12h00

Na Europa, não é incomum encontrarmos igrejas antigas. Nesses locais, muitas vezes são encontrados segredos do passado, escavados em meio a buscas arqueológicas, que revelam mais sobre a história da região de um determinado período.

Porém, em uma igreja de 800 anos localizada na Inglaterra viralizou, em 2021, uma pequena escultura talhada que, certamente, não parece condizente com o ambiente em que está inserida. Entenda!

Exterior e interior da Igreja de Todos os Santos em Hereford, na Inglaterra / Crédito: Fotos por Julian P Guffogg e Ruth Sharville pelo Wikimedia Commons

 

Escultura vulgar

Talhada na Igreja de Todos os Santos — que possui cerca de 800 anos —, localizada na cidade de Hereford, na Inglaterra, uma escultura chama dos frequentadores. Isso porque se trata da representação de um homem sem as roupas de baixo, com as pernas para cima, em uma posição erótica.

Imagem erótica na Igreja de Todos os Santos, na Inglaterra / Crédito: Reprodução/X/@CuriosMuseum

 

Segundo o site Unilad, a descoberta da figura inusitada ocorreu somente após 1990, quando foi construído um café próximo, e as luzes de um andar extra no estabelecimento revelaram a escultura.

Vale mencionar que, na igreja — bem como em várias outras ao longo da Europa —, ainda há outras esculturas semelhantes, mas nenhuma com uma temática erótica como a descoberta em questão.

"Acredita-se que as esculturas têm o objetivo de afastar a morte, o mal e os demônios", explica o site Hereford Times.

Escultura 'Misericórdia', na Igreja de Todos os Santos / Crédito: Foto por Julian P Guffogg pelo Wikimedia Commons

 

Por que está lá?

O registro de um homem nu segurando as pernas para cima e expondo sua genitália certamente não é inspirada em algum evento do cânone cristão. Por isso, muitas pessoas questionam o porquê de aquela figura estar ali na igreja. A resposta, no entanto, ainda é um mistério.

Em um fórum foi criada a teoria, conforme repercutido pelo UOL, de que teria sido uma forma de "vingança" de um carpinteiro, que não teria recebido seu pagamento na época. 

Literalmente, centenas de igrejas poderiam empregar pedreiros qualificados e apenas não fazer o pagamento adequado. Sendo a 'igreja' uma instituição, quase sempre era impossível para os obreiros receberem o que lhes era devido", escreve.

+ Khajuraho: Os templos de sexo da Índia Central

Na época em que a escultura foi concebida, não foi nada agradável às autoridades da igreja. Quando identificada, surgiram planos para monetizar a descoberta, criando cartões-postais e outros tipos de lembrancinhas. No entanto, a congregação interrompeu a ideia, por "empurrar os limites de decência para longe demais".

Inglaterra Mundo História curiosidades Igreja escultura matérias erótica

Leia também

Irmão Menendez: Veja o que aconteceu com a casa que foi palco do crime


Bandida - A Número 1: Veja os relatos da mulher que inspirou o filme


Bandida - A Número 1: Veja a história real por trás do filme


Os impressionantes relatos do homem que viu o Titanic afundar


Titanic 2: Continuação do filme só existiu no Brasil


Titanic: Veja a personagem do filme que foi crucial durante o naufrágio