Em curta, Pato Donald lê Mein Kampf e trabalha em fábrica - Divulgação/Divulgação
Walt Disney

Pato Donald nazista? Como Walt Disney ridicularizou Hitler e ganhou Oscar

Em curta de 1943, o personagem é doutrinado pela propaganda nazista, sendo forçado a trabalhar na produção de bombas e a ler o Mein Kampf

Giovanna Gomes Publicado em 13/10/2024, às 11h00

O curta animado Der Fuehrer’s Face (A Face do Fuehrer), lançado em 1943 como uma sátira anti-nazista, é, certamente, uma das obras mais polêmicas de Walt Disney.

Em uma abordagem incomum, o icônico Pato Donald surge na animação em uma Alemanha controlada por Adolf Hitler, onde o personagem é forçado a vestir o uniforme nazista, saudar o ditador e a trabalhar exaustivamente na produção de bombas.

Trama

De acordo com informações do portal Legião dos Heróis, a trama do curta apresenta Donald vivendo como um nazista, sendo doutrinado pela propaganda do regime, forçado a marchar com outros soldados e a ler o Mein Kampf, a autobiografia de Hitler.

Pato Donald é obrigado a trabalhar na produção de bombas / Crédito: Divulgação/Disney

 

A história atinge seu clímax quando Donald, exausto e confuso após um dia de trabalho sem fim, finalmente acorda, aliviado, percebendo que tudo foi um pesadelo. Em um grito de alívio, ele declara: "Como é bom ser um cidadão dos Estados Unidos da América". A obra termina com uma caricatura de Hitler sendo atingida por um tomate, formando a frase "The End" (Fim), reforçando a crítica ao regime.

Propaganda

No contexto da Segunda Guerra Mundial, o curta era uma poderosa ferramenta de propaganda, destacando as diferenças entre a liberdade americana e a opressão nazista.

Originalmente intitulado Donald Duck in Nazi Land (Pato Donald em Solo Nazista), o filme recebeu o nome definitivo após o cantor Spike Jones gravar uma música homônima, usada como tema principal.

Der Fuehrer’s Face foi aclamado, tanto que recebeu o Oscar de Melhor Curta de Animação em 1943 e, em 1994, foi incluído pelo historiador Jerry Beck em sua lista dos 50 melhores desenhos animados.

Ao acordar, Pato Donald percebe que tudo não passou de um pesadelo / Crédito: Divulgação/Disney

 

Recepção controversa

A recepção ao curta, contudo, foi controversa. A Disney, preocupada com o conteúdo sensível e com a imagem de Donald usando uma farda nazista, eventualmente retirou a animação de circulação, evitando que ela fosse vinculada diretamente ao estúdio em tempos de paz.

A obra, mesmo afastada do público, voltou a chamar a atenção em 2010, quando um tribunal na região russa de Kamchatka colocou o curta na lista de "conteúdos extremistas" do país.

A decisão foi baseada em um caso de incitação ao ódio, em que um cidadão usou o filme para propagar hostilidade, mas foi suspensa em 2016 após o tribunal considerar que a animação era apenas uma caricatura satírica, e não uma exaltação do nazismo.

Apesar da sua recepção mista, Der Fuehrer’s Face permanece como um marco na história das animações e da propaganda de guerra, um exemplo de como Disney e Hollywood abordaram a Segunda Guerra Mundial em suas produções.

Nazismo Hitler Walt Disney disney Pato Donald Der Fuehrer's Face propaganda de guerra

Leia também

Irmãos Menendez: Como foi o reencontro de Lyle e Erik na prisão?


Os homens que morreram com um dos maiores 'mistérios' sobre o Everest


Ingrediente tétrico: A história do queijo mais perigoso do mundo


As revelações feitas pela mãe do Maníaco do Parque


Irmãos Menendez: Os chocantes relatos da prima de Lyle e Erik em documentário


A enigmática Mulher de Roxo