Em 2022, ucraniano se deparou com um curioso sistema de cavernas da Idade Média após seguir lenda contada por sua avó; relembre
Redação Publicado em 18/12/2024, às 18h40
Em 2022, o conservacionista Dmytro Perov, associado ao Centro de Desenvolvimento Urbano de Kiev, na Ucrânia, fez uma descoberta que chama atenção: um sistema de cavernas datado da Idade Média próximo à antiga casa onde residiu sua avó e antepassados. Relembre a história divulgada naquele ano!
Na época, a informação foi divulgada pela estação de televisão ucraniana Natsionalna Telekompaniya Ukrayiny, que reportou a presença de inscrições e fragmentos cerâmicos oriundos do período da Rússia Quievana nas cavernas encontradas. Essa confederação de grupos eslavos medievais predominou na região entre os séculos IX e XIII d.C.
No mês de agosto de 2022, Perov soube que o Conselho Municipal de Kiev planejava desenvolver a área de Voznesenskyi Descent, onde sua família residiu em uma grande residência.
"Em 1919, os comunistas vieram e fizeram um 'selamento’, instalaram a família em um cômodo do andar de cima e ocuparam os demais cômodos. Minha avó e minha bisavó moraram lá até 1979", disse Perov ao site local Rubryka.
A tradição familiar mencionava a existência de uma caverna na região, mas Perov descrevia isso como uma "lenda infantil", sem saber a localização exata.
Motivado por essa curiosidade, ele se uniu a amigos para investigar a antiga propriedade.
Após buscas intensivas, eles descobriram a entrada para um complexo com quatro cavernas escondidas atrás de uma parede.
A exploração inicial das cavernas exigiu que o grupo se arrastasse devido ao acúmulo de sedimentos. As paredes do complexo apresentavam aproximadamente 35 metros de extensão e estavam adornadas com pinturas.
Perov então consultou o arqueólogo Timur Bobrovskyi para validar a importância histórica do achado. Inicialmente cético sobre a existência da caverna no centro de Kiev, Bobrovskyi ficou impressionado após uma visita ao local.
"Nós o trouxemos e mostramos a caverna. Então o Sr. Timur nos pediu para esperar enquanto ele fazia algumas anotações", afirmou Perov. "Mais de 3 horas se passaram e estava escurecendo quando o professor saiu. Ele ficou maravilhado com o tesouro no centro de Kiev".
O arqueólogo acredita que as formações possam datar da era da Rússia Quievana ou do período pós-cristão e enfatiza a importância de continuar as investigações na área, especialmente devido à presença nas proximidades de um grande complexo monástico dos séculos XIV e XVI.
Entre os achados estão representações artísticas nas paredes das cavernas, incluindo contornos da runa Algiz — um símbolo utilizado pelos antigos vikings como proteção.
Em uma publicação no Facebook datada de 14 de novembro daquele ano, Perov compartilhou que na parte norte das cavernas foram descobertos restos cerâmicos dos últimos tempos da Rússia Quievana.
"Aparentemente, aqui, nas encostas, poderia ter sido um assentamento antigo fora das muralhas da cidade", concluiu.
Sósisas: os curiosos casos de pessoas muito parecidas, mas sem parentesco
A história e a lenda por trás da curiosa história da ilha das bonecas
Inferno em La Palma: O Brasil já foi atingido por um tsunami?
Calçada do Lorena: A história por trás da estrada da independência
O Trem Italiano da Felicidade: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme
Licurgo: conheça a taça romana intrigante que muda de cor