Fotografia tirada durante o lançamento do foguete Minotaur 5, em setembro de 2013 - Domínio Público via Wikimedia Commons
Nasa

O elemento inusitado que transformou foto da Nasa em ícone

Em setembro de 2013, a Nasa lançou o foguete Minotaur 5, da missão LADEE, mas o episódio foi lembrado por fotografia icônica

Éric Moreira Publicado em 29/09/2024, às 13h00

Em abril de 1961, o cosmonauta Yuri Gagarin teve seu nome escrito na história ao tornar-se o primeiro ser humano a orbitar a Terra de uma espaçonave. Desde então, é fascinante acompanhar toda a tensão em torno das viagens ao espaço, e os lançamentos de foguetes.

Todos os anos, missões espaciais são lançadas pela NASA, por isso, hoje em dia nem todos esses lançamentos são tão emblemáticos quanto a da Apollo 11, que tornou Neil Armstrong no primeiro homem a pisar na Lua, ou a quase desastrosa Apollo 13. Mas, vez ou outra, momentos isolados podem dar o que falar.

+ Armstrong, Aldrin e Collins: Afinal, o que aconteceu com tripulação da Apollo 11?;

Tripulantes da Apollo 11, respectivamente, Neil A. Armstrong, Michael Collins e Edwin E. Aldrin Jr. / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

 

Esse foi o caso de um lançamento ocorrido em 2013. Entenda!

Sapo voador

Era 7 de setembro de 2013, quando a NASA deu início ao lançamento do foguete Minotaur V, da missão Lunar Atmosphere and Dust Environment Explorer (LADEE, ou "Explorador da atmosfera lunar e do ambiente de poeira", em português). Como é de costume, o lançamento foi registrado de vários ângulos e formatos diferentes, com imagens e vídeos.

Recorte da fotografia do lançamento do foguete Minotaur 5 em que é possível observar silhueta de sapo / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Porém, uma das câmeras remotas da NASA capturou uma cena que chamou bastante atenção quando divulgada. Isso porque o foguete não é o destaque da fotografia: também é possível ver, em meio à fumaça, a silhueta de um pequeno sapo, que certamente se assustou quando foi lançado pela propulsão da nave espacial.

A imagem é tão impressionante, que chega a parecer que a pequena silhueta foi inserida digitalmente. Porém, conforme repercutiu a NBC News na época, o porta-voz do Mid-Atlantic Regional Spaceport — de onde foi feito o lançamento —, Jeremy Eggers, confirmou que a foto é legítima.

Como foi parar ali?

Tudo bem, podemos aceitar que a imagem é real. Mas, como um sapo foi parar na base de lançamento de foguetes, tão próximo ao ponto de sair "voando" com a propulsão?

Segundo a NBC, a plataforma de lançamento no Mid-Atlantic Regional Spaceport possui uma espécie de "piscina" para o sistema de despejo de água de alto volume, um detalhe que, muitas vezes, passa despercebido nos impressionantes registros de lançamentos.

Esse sistema serve para proteger a plataforma de danos, além de suprimir consideravelmente os ruídos durante os lançamentos de foguetes. E, para o azar daquele sapinho, o lugar era úmido e fresco, adequado para que pudesse relaxar — se não fosse o perigo iminente de um foguete.

Mundo História curiosidades sapo Nasa Espaço lançamento animais foguete matérias

Leia também

Maníaco do Parque se arrepende dos crimes? Escritora se aprofunda no tema


American Underdog - A história de Kurt Warner: 5 detalhes verdadeiros do filme


Irmãos Menendez: A história por trás do livro que manchou Lyle e Erik


Menudo: Os bastidores turbulentos do grupo e a relação com os 'Irmãos Menendez'


Relembre a foto antiga que fez Nicolas Cage explicar que não é um vampiro


As curiosas semelhanças entre 'O Rei Leão' e obra famosa de Shakespeare